Leonardo Dias reforça apoio a motoristas e entregadores por apps em audiência do MPT
Vereador destacou leis municipais já aprovadas e cobrou proteção contra penalidades automáticas das plataformas
O vereador Leonardo Dias (PL) participou, na manhã desta quarta-feira (10), de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir os impactos das penalidades automáticas aplicadas por plataformas de transporte e entrega por aplicativo. Durante o encontro, o parlamentar destacou sua atuação em defesa da categoria e afirmou estar à disposição para colaborar com iniciativas que garantam mais dignidade e proteção aos trabalhadores.
Dias ressaltou que motoristas e entregadores vivem uma realidade de vulnerabilidade e que é necessário avançar em mecanismos de defesa. Ele lembrou que é autor de duas leis municipais, uma voltada aos motoristas e outra aos entregadores, que determinam que as plataformas assegurem o direito de defesa antes de aplicar penalidades ou descadastramentos. No entanto, observou que a falta da implementação destas leis tem permitido que empresas mantenham práticas consideradas abusivas.
“Eu sou acionado por pessoas que são retiradas das plataformas. Na prática, é um cancelamento de renda. Se a pessoa fica uma semana sem produzir, há impacto direto no sustento da família”, afirmou.
Ao comentar a necessidade de pontos de apoio para os trabalhadores, Dias disse que, embora o bem-estar deva ser responsabilidade das plataformas, muitos municípios têm assumido essa função, e ele considera positivo que isso aconteça.
“Enquanto a discussão ocorre, as pessoas estão sem condições de esquentar comida, de ir ao banheiro e de carregar o celular”, exemplificou.
Leonardo frisou que uma boa parcela da população atua como entregadores e motoristas por aplicativo no país, reforçando a importância das plataformas como porta de entrada para quem enfrenta dificuldades no mercado de trabalho. Ao final, reiterou seu compromisso com a categoria.
“Podem ter certeza de que o meu mandato está muito preocupado com essa situação e estou à disposição para ajudar no que for preciso”, concluiu
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido a voz dos trabalhadores por aplicativo na Câmara de Maceió. Suas iniciativas incluem a lei que autoriza motoristas por aplicativo a utilizarem a Faixa Azul, a criação das vagas azuis, a articulação pela representação da categoria no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, bem como o aumento da vida útil dos veículos e a criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
