Pessoas com albinismo terão acesso gratuito a protetor solar em Maceió
Atualmente, cerca de 25 pessoas com albinismo estão cadastradas no serviço e recebem acompanhamento contínuo
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) mantém a oferta gratuita de protetor solar para pessoas com albinismo, reforçando ações de prevenção e cuidado com a saúde da pele, especialmente durante os períodos de altas temperaturas. A iniciativa busca reduzir os riscos de lesões cutâneas e câncer de pele, condições às quais esse público está mais vulnerável devido à característica genética da doença.
O acesso ao benefício acontece por meio da Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD). Em geral, os usuários são identificados e encaminhados pela Atenção Primária. Após o primeiro atendimento, passam por avaliação com dermatologista e, em seguida, realizam cadastro na coordenação para receber o produto.
Para o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e, quando disponível, o laudo médico que comprove o diagnóstico de albinismo. Nos casos em que o usuário ainda não possui o laudo, a SMS realiza o encaminhamento para avaliação com a dermatologista de referência do município. Após a confirmação do diagnóstico, o cadastro é finalizado e o usuário passa a receber o protetor solar regularmente.
Segundo Pamela Mascarenhas, coordenadora do CGASPD, a dispensação do produto é garantida por uma lei municipal em vigor desde 2012, que determina o fornecimento do protetor solar pelo município. “Cada pessoa cadastrada recebe seis unidades do produto por mês. Além disso, em períodos específicos, a SMS também consegue distribuir itens de proteção complementar, como camisas com proteção UV e chapéus, por meio de processos de compra pública”, informa.
Atualmente, cerca de 25 pessoas com albinismo estão cadastradas no serviço e recebem acompanhamento contínuo. A entrega do protetor solar é realizada de forma centralizada na CGASPD, que fica localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Maceió.
“Além da dispensação do protetor, a rede municipal também assegura acompanhamento dermatológico, orientação sobre o uso correto do produto e acesso à reabilitação visual nos Centros Especializados de Reabilitação. A SMS promove ainda ações educativas, reuniões e eventos, especialmente no mês de junho, quando é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Albinismo”, destaca Pamela Mascarenhas.
Com a chegada do verão, a Secretaria reforça a importância da proteção solar diária e da aplicação correta do produto, além do uso de barreiras físicas, como roupas adequadas e chapéus. O serviço segue com cadastro aberto para novas pessoas com albinismo que ainda não conhecem a iniciativa, garantindo acolhimento, avaliação médica e acesso integral ao cuidado.
Últimas notícias
Defensoria realiza atendimento itinerante no Centro de Maceió e na Santa Amélia
Delegado José Lindemberg, ex-titular da 7ª DRP de Penedo, morre aos 69 anos
Ronda no Bairro garante acolhimento e reencontra familiares de criança perdida na orla
‘Pastor mirim’ Miguel Oliveira do ‘Of the king of the power’ lota igrejas em AL
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
