Jaraguá recebe nesta sexta-feira (19) o evento Educar é Massa, promovido pela Prefeitura
Aberto ao público, evento acontece durante todo o dia, reunindo educadores, alunos e a comunidade escolar
Com uma programação diversificada e voltada à valorização da educação pública, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o evento Educar é Massa, no Jaraguá. Durante todo o dia, cerca de três mil pessoas, entre educadores, estudantes, crianças e a comunidade escolar, participarão diretamente desse grande encontro de formação, cultura e socialização de práticas pedagógicas.
O Educar é Massa é a culminância das práticas pedagógicas das unidades escolares e do projeto de Formação Continuada desenvolvido em parceria com a Fundepes.
A programação completa, aberta ao público, acontece entre às 8h e 21h, em três polos distintos, no Espaço Armazém, na Praça Dois Leões e na lateral do Misa (Museu da Imagem e do Som de Alagoas).
O evento começa às 8h, com apresentação de coco de roda de crianças do CMEI Nadir Brandão e exposição de publicações da Semed. Em seguida haverá duas palestras voltadas aos docentes da Educação Infantil, a primeira com a psicóloga da USP, Beatriz Chamati, sobre “Desenvolvimento emocional: a jornada do herói”; e a segunda com a psicóloga do Instituto Insere, Jaqueline Leão, sobre o tema “A educação socioemocional como base para o bem-estar de professores e alunos”.
Paralelamente, ocorrem momentos de socialização de práticas pedagógicas desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), destacando projetos que envolvem investigação, leitura, brincadeiras e inclusão e exposição de trabalhos produzidos nas unidades escolares.
Aprendizagem e Cultura
Além dos espaços formativos, a programação conta com uma série de atividades voltadas às crianças, entre apresentações culturais, contação de histórias, biblioteca móvel, jogos educativos, oficinas de capoeira, atividades lúdicas e momento com personagens natalinos, criando um ambiente de integração entre aprendizagem e cultura.
Grupos escolares de dança, teatro, corais e até uma Cantata Natalina se apresentam em diferentes pontos, fortalecendo o protagonismo estudantil e a expressão artística.
No período da tarde, o Educar é Massa prossegue com palestras, exposições e a socialização de experiências pedagógicas do Ensino Fundamental, trazendo práticas relacionadas ao ensino da matemática, educação inclusiva, incentivo à leitura, gestão escolar e projetos inovadores. As atividades também incluem apresentações culturais, oficinas, jogos e espaços interativos, mantendo o caráter formativo e festivo do evento.
A programação se encerra à noite com ações voltadas à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), incluindo socialização de experiências, exposição de projetos desenvolvidos pelos estudantes, apresentações culturais e cantatas natalinas, reforçando a diversidade e a inclusão como marcas do Educar é Massa.
“Ao reunir formação continuada, troca de experiências, cultura e lazer em um mesmo espaço, o evento reafirma o compromisso da rede municipal com uma educação humanizada, participativa e conectada com o território, transformando Jaraguá em um grande palco de celebração do conhecimento e das práticas educacionais desenvolvidas ao longo do ano.”, destacou Tânia Almeida, subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed.
Confira a programação completa no Instagram oficial da Semed Maceió:
https://www.instagram.com/p/DSVprOkjzKT/?igsh=anRpcHA5NWxhZTV0
Últimas notícias
Dia J do Jomart Atacarejo acontece nesta sexta-feira (19) com ofertas especiais para o Natal
Operação Lei Seca prende dois homens em flagrante por adulteração de motocicletas
STF: Lula pede a ministros que ajudem a conseguir votos para Jorge Messias
Dupla invade clínica de ortopedia e furta celular no bairro da Ponta Verde
Câmara aprova título de Cidadão Honorário para procurador de São José da Tapera
Maceió lidera preferência dos brasileiros para as férias de verão, aponta levantamento da Braztoa
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
