Governador anuncia bonificação de 90 milhões para servidores da Educação
Projeto já foi enviado para a Assembleia e a expectativa é que seja pago ainda este ano
O governador Paulo Dantas anunciou na terça-feira (16) o pagamento de bonificação para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reconhecimento à adesão e participação da rede estadual de ensino na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre o final de outubro e começo de novembro.
Em vídeo postado em suas redes sociais, Dantas adianta que serão R$ 90 milhões pagos aos mais 20 mil servidores da pasta, o que representa uma folha salarial extra como agradecimento ao empenho da categoria para o crescimento da participação da Rede Estadual de Ensino na prova, que é um dos itens que compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Saímos de 74% de participação na prova SAEB de 2023 e ampliamos para quase 99% em 2025. E, por essa razão, ainda este ano, queremos pagar mais uma folha, mais um salário para os servidores da Educação. O projeto de lei já está sendo encaminhado para a Assembleia Legislativa de Alagoas e tenho certeza de que os deputados e deputadas vão aprovar para que possamos efetuar o pagamento ainda este ano”, adiantou o governador.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, comemorou a notícia. “Agradecemos ao governador pelo reconhecimento e valorização de todos os servidores da Educação que tanto se empenharam para que tivéssemos quase 99% de participação da nossa rede no Saeb. Uma mobilização que também foi abraçada por nossos estudantes e seus familiares”, destacou a gestora.
Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova Saeb foi aplicada para 6,5 milhões de estudantes brasileiros entre o final de outubro e começo de novembro. A avaliação mediu a proficiência em língua portuguesa e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares.
Pela Rede Estadual de Alagoas, mais de 36 mil estudantes participaram das provas, o que significa uma adesão de quase 99% dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
O Saeb é considerado o principal instrumento de diagnóstico da Educação Básica brasileira, permitindo diagnosticar a qualidade da Educação Básica no país e identificando os fatores que interferem no desempenho escolar. Além disso, também é um dos itens usados no cálculo do Ideb.
Próximas etapas
Concluído o período de aplicação das provas, a divulgação do resultado do Saeb acontece em 2026, conforme o cronograma abaixo:
· 6/7 a 10/7/2026 – Divulgação dos resultados preliminares no Sistema Saeb e prazo para interposição de recursos;
· A partir de 28/8/2026 – Divulgação dos resultados finais e dos pareceres dos recursos no Sistema Saeb.
Veja também
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
