Governador anuncia bonificação de 90 milhões para servidores da Educação
Projeto já foi enviado para a Assembleia e a expectativa é que seja pago ainda este ano
O governador Paulo Dantas anunciou na terça-feira (16) o pagamento de bonificação para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reconhecimento à adesão e participação da rede estadual de ensino na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre o final de outubro e começo de novembro.
Em vídeo postado em suas redes sociais, Dantas adianta que serão R$ 90 milhões pagos aos mais 20 mil servidores da pasta, o que representa uma folha salarial extra como agradecimento ao empenho da categoria para o crescimento da participação da Rede Estadual de Ensino na prova, que é um dos itens que compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Saímos de 74% de participação na prova SAEB de 2023 e ampliamos para quase 99% em 2025. E, por essa razão, ainda este ano, queremos pagar mais uma folha, mais um salário para os servidores da Educação. O projeto de lei já está sendo encaminhado para a Assembleia Legislativa de Alagoas e tenho certeza de que os deputados e deputadas vão aprovar para que possamos efetuar o pagamento ainda este ano”, adiantou o governador.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, comemorou a notícia. “Agradecemos ao governador pelo reconhecimento e valorização de todos os servidores da Educação que tanto se empenharam para que tivéssemos quase 99% de participação da nossa rede no Saeb. Uma mobilização que também foi abraçada por nossos estudantes e seus familiares”, destacou a gestora.
Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova Saeb foi aplicada para 6,5 milhões de estudantes brasileiros entre o final de outubro e começo de novembro. A avaliação mediu a proficiência em língua portuguesa e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares.
Pela Rede Estadual de Alagoas, mais de 36 mil estudantes participaram das provas, o que significa uma adesão de quase 99% dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
O Saeb é considerado o principal instrumento de diagnóstico da Educação Básica brasileira, permitindo diagnosticar a qualidade da Educação Básica no país e identificando os fatores que interferem no desempenho escolar. Além disso, também é um dos itens usados no cálculo do Ideb.
Próximas etapas
Concluído o período de aplicação das provas, a divulgação do resultado do Saeb acontece em 2026, conforme o cronograma abaixo:
· 6/7 a 10/7/2026 – Divulgação dos resultados preliminares no Sistema Saeb e prazo para interposição de recursos;
· A partir de 28/8/2026 – Divulgação dos resultados finais e dos pareceres dos recursos no Sistema Saeb.
Veja também
Últimas notícias
Período de matrículas na rede pública municipal acontece de 18 a 23 de dezembro
CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e plenário pode votar ainda hoje
Ação da PM apreende mais de três quilos de maconha na Ponta Grossa
Dia J do Jomart Atacarejo acontece nesta sexta-feira (19) com ofertas especiais para o Natal
Operação Lei Seca prende dois homens em flagrante por adulteração de motocicletas
STF: Lula pede a ministros que ajudem a conseguir votos para Jorge Messias
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
