Meio ambiente

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 municípios de Alagoas

Aviso amarelo segue válido até a manhã desta terça-feira (23) e indica possibilidade de chuva forte e ventos moderados em diversas regiões do estado

Por 7Segundos 22/12/2025 14h02 - Atualizado em 22/12/2025 15h03
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 municípios de Alagoas
O aviso é classificado como o grau mais baixo entre os alertas meteorológicos e tem validade até as 10h desta terça-feira (23) - Foto: Reprodução / Ilustração

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (22), um alerta de nível amarelo para chuvas intensas em 35 municípios de Alagoas. O aviso é classificado como o grau mais baixo entre os alertas meteorológicos e tem validade até as 10h desta terça-feira (23).

Segundo o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou acumulados que podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Também há previsão de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o órgão avalia como baixo o risco de transtornos mais graves, como quedas de energia, alagamentos significativos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Mesmo com o risco considerado reduzido, o Inmet orienta que a população adote medidas preventivas, como evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e diminuir o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Estão sob alerta os municípios de Água Branca, Cacimbinhas, Campestre, Canapi, Carneiros, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Ibateguara, Inhapi, Jacuípe, Joaquim Gomes, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Laje, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e União dos Palmares.