Sefaz lança canal exclusivo para facilitar atendimento a MEIs
Serviço, disponível através da atendente virtual Nise, busca modernizar e simplificar a regularização fiscal do Microempreendedor Individual
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lançou, na sexta-feira (19), um novo canal de atendimento exclusivo voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs). A ferramenta, integrada à atendente virtual Nise, foi desenvolvida para dar suporte ao contribuinte em conjunto com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo suporte especializado por meio do Simples Nacional. Embora o NAF seja uma iniciativa em cooperação com a Receita Federal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é unificado.
Desta forma, os procedimentos para solucionar pendências fiscais de competência estadual serão agilizados pela Fazenda de Alagoas através do site oficial da Nise (acesse em https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).
O novo canal permite que o serviço seja completo, cobrindo desde a emissão de boletos até orientações sobre dúvidas frequentes, conectando diretamente o MEI aos servidores fazendários. A gerente de Atendimento ao Contribuinte, Ana Karla, comemora a implantação e destaca os resultados positivos do atendimento virtual da Sefaz.
“A parceria entre os órgãos reforça o processo de modernização e aprimoramento do nosso atendimento, especialmente ao proporcionar os serviços sem a necessidade de deslocamentos do contribuinte. Então, além de beneficiar a sociedade com um suporte de qualidade, traz comodidade e solução rápida”, explicou.
A novidade mostra o papel da Sefaz na educação fiscal e no apoio aos pequenos negócios. Além disso, a implementação do menu específico garante que o contribuinte consiga agilizar a resolução de problemas e o esclarecimento de dúvidas.
Últimas notícias
Lula acerta com Trump mais 30 dias para tentar acordo e evitar novo tarifaço
Programa Penedo Vivo e Mais Verde recolhe 24 toneladas de material reciclável em apenas 30 dias
Renatinho exalta trabalho de Renan Filho e descarta aliança com JHC
Furtos de cabeamento atingem dois pontos de Maceió e comprometem rede de iluminação pública
Alagoas bate novo recorde e abre mais de 18 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2026
Semarh anuncia Estado de Atenção para chuvas contínuas e risco de alagamentos em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
