Economia

Mutualismo do Nordeste dá passo histórico com encontro educacional em Maceió

Evento reuniu federações, especialistas nacionais e reguladores para fortalecer governança, segurança jurídica e sustentabilidade do setor

Por 7Segundos com Assessoria 26/12/2025 11h11
Mutualismo do Nordeste dá passo histórico com encontro educacional em Maceió
Mutualismo do Nordeste dá passo histórico com encontro educacional em Maceió - Foto: Assessoria

Maceió entrou para a história do mutualismo brasileiro ao sediar, em dezembro, o 1º Encontro Educacional das Federações Mutualistas do Nordeste, realizado no Hotel Jatiúca & Resort. A iniciativa, construída de forma conjunta pela Femal, Fascob, FEPAPM e CNPPM, marcou um passo decisivo para o fortalecimento, a profissionalização e a consolidação do modelo mutualista na região, e contou, ainda, com a participação de representantes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia que regulamenta e fiscaliza o setor.

Reunindo dirigentes, gestores, contadores, advogados e especialistas de diversos estados, o evento se firmou como um espaço qualificado de debate técnico e institucional, com foco em temas estratégicos como compliance, governança, contabilidade aplicada, sustentabilidade do modelo mutualista e segurança jurídica. A programação intensa evidenciou a maturidade do setor e a necessidade de alinhamento frente às mudanças regulatórias em curso no país.

Para o presidente da Federação Mutualista de Alagoas (Femal), Jailton Kleber, o encontro superou as expectativas ao promover uma troca profunda de experiências e conhecimentos. “Conseguimos reunir, em um único ambiente, algumas das maiores referências nacionais do setor. Isso fortalece as entidades, qualifica a gestão e prepara o mutualismo nordestino para os desafios regulatórios e operacionais que já estão postos”, avaliou.

Ao longo do dia, palestras e painéis conduzidos por nomes como Manuela Melo, Lucas Costa, Airton Renato, Cesar Neves, Angélica Freire, Bruno Cunha, Kleber Darlan, Elton Reis, Fabiana Sant Anna e Mateus Alexandre trouxeram análises técnicas, interpretações jurídicas e orientações práticas que devem impactar diretamente a atuação das associações mutualistas nos próximos anos.

O 1º Encontro Educacional das Federações Mutualistas do Nordeste consolidou uma união inédita entre federações da região, com o propósito de padronizar boas práticas, elevar o nível de governança e ampliar a credibilidade do segmento perante a sociedade e o poder público. As discussões apontaram caminhos claros para 2026, especialmente no que diz respeito à adaptação às novas regras e ao fortalecimento da proteção veicular mutualista de forma sustentável.