Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Informações foram divulgadas na noite de segunda-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, por suspeita de intoxicação após ingestão acidental de metanol.
As informações foram divulgadas na noite de segunda-feira (29) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo apuração da produção da TV Bahia, os casos ocorreram após uma comemoração de noivado realizada na noite do último domingo (28).
Durante o evento, os convidados consumiram um coquetel preparado com vodka. Seis pessoas apresentaram sintomas mais intensos após a ingestão da bebida, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, todos moradores do município.
Uma sétima paciente, também mulher, apresentou sintomas leves. Ainda de acordo com apuração da TV Bahia, uma das vítimas está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e deverá ser transferida para o Hospital Couto Maia, em Salvador.
Por meio de nota, a Polícia Civil(PC) informou que investiga o caso como denúncia de contaminação. As vítimas apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tonturas, sensação de desmaios, falta de ar e visão turva.
Conforme a PC, a suspeita é de que eles tenham ingerido bebida alcoólica contaminada com alguma substância tóxica.
Além dos depoimentos colhidos no hospital, várias garrafas foram apreendidas no estabelecimento comercial que forneceu as bebidas, para que sejam submetidas a perícia. Um inquérito foi instaurado para apurar responsabilidades.
Em nota, a Sesab informou que todos os pacientes permanecem internados, em observação, recebendo assistência médica. Os protocolos assistenciais foram acionados assim que a suspeita foi identificada.
A apuração das circunstâncias do caso já foi iniciada e conta com a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), das vigilâncias sanitárias estadual e municipal, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Exames laboratoriais serão realizados para confirmar a presença da substância e, caso necessário, será administrado antídoto específico indicado para casos de intoxicação por metanol.
Em nota conjunta, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Prefeitura de Ribeira do Pombal reforçaram que o Hospital Geral Santa Tereza recebeu sete pacientes com suspeita de ingestão acidental de metanol, que seguem acolhidos e sob acompanhamento médico, enquanto as investigações sobre as causas do ocorrido continuam.
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
