Confira como será o funcionamento do Hemoal nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Hemocentro de Alagoas dispõe de unidades assistenciais na capital e no interior do estado
Em razão do ponto facultativo de 31 de dezembro de 2025 e do feriado nacional da Confraternização Universal, em 1º de janeiro de 2026, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em escala especial para doação de sangue nestes dias. Paralelamente, o órgão estará com equipes multidisciplinares de prontidão, durante as 24 horas, para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais da rede estadual pública de saúde.
Os alagoanos e turistas que desejarem doar sangue ainda este ano, terão a última oportunidade nesta quarta-feira (31), das 7h às 15h, nas Unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, bem como, na Unidade Eldorado, em Arapiraca.
Já na quinta-feira (1º), as doações de sangue estarão suspensas em todos os pontos de coleta do Hemoal, e serão retomadas na sexta-feira (2), às 7h.
"Estaremos funcionando de forma especial no último dia do ano para receber os candidatos à doação de sangue que desejam praticar este gesto nobre e altruísta. Agradecemos desde já a todos que, durante 2025, se voluntariaram para salvar vidas e queremos renovar nossa parceria para 2026, porque a todo momento há pessoas precisando de transfusões", frisa a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Quem pode doar sangue?
Os interessados em doar sangue devem seguir critérios técnicos especificados pelo Ministério da Saúde. Para isso, além de boa saúde, é necessário portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 a 69 anos de idade e pesar 50 quilos ou mais.
No caso do voluntário que seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e tenha sido infectado pelo vírus da hepatite após os 11 anos, estará proibido permanentemente de doar sangue. Com relação ao candidato menor de 18 anos, a doação de sangue só é autorizada se ele estiver acompanhado de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original.
É obrigatório que o voluntário tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. O candidato à doação sanguínea também deve comparecer ao Hemoal alimentado, mas se faz necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos.
Quanto ao voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento para doar sangue pelo período de um ano. E se ele estiver gripado, com Covid-19 ou Influenza, a doação de sangue só pode ser feita após 15 dias do fim dos sintomas.
Últimas notícias
Jornalista Caio Álex morre aos 52 anos em Cabo Frio, no Rio de Janeiro
Pão de Açúcar registra uma das maiores temperaturas do país nesta terça (30)
Confira o funcionamento dos shoppings nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
AL reduz em quase 40% valor de exame de aptidão física e avaliação psicológica para 1ª CNH
Réveillon: confira a previsão do tempo para a virada de ano em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
