Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
Município foi incluído em portaria do MIDR após ser afetado por processos de erosão e poderá solicitar recursos para ações de assistência humanitária
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Branquinha, em Alagoas, em decorrência de processos de erosão. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (30).
Branquinha integra a lista de 32 municípios brasileiros que tiveram o reconhecimento federal por enfrentarem diferentes tipos de desastres naturais, como estiagem, seca, chuvas intensas, enxurradas, vendavais e queda de granizo, em diversos estados do país.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura de Branquinha passa a estar apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência humanitária. Entre os apoios previstos estão a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de outros itens essenciais para atendimento à população afetada.
Os pedidos de recursos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise dos planos de trabalho enviados pelo município, a Defesa Civil Nacional poderá autorizar a liberação dos valores, com publicação de nova portaria no DOU.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos de capacitação a distância voltados para agentes municipais e estaduais, com foco na gestão de riscos, resposta a desastres e uso do S2iD, fortalecendo a atuação integrada entre os entes federativos.
Últimas notícias
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de homicídio
Alagoano, cantor Djavan é eleito o homem mais elegante do Brasil; veja ranking
Governo de Alagoas inicia entrega do aluguel social à população em situação de rua
Com mais de 4 mil solicitações em 2025, aplicativo da Alurb se consolida em Maceió
Restaurantes populares de Maceió serviram mais de 700 mil refeições em 2025
Restaurante Popular Jerimum encerra 2025 com programação especial
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
