Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
Município foi incluído em portaria do MIDR após ser afetado por processos de erosão e poderá solicitar recursos para ações de assistência humanitária
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Branquinha, em Alagoas, em decorrência de processos de erosão. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (30).
Branquinha integra a lista de 32 municípios brasileiros que tiveram o reconhecimento federal por enfrentarem diferentes tipos de desastres naturais, como estiagem, seca, chuvas intensas, enxurradas, vendavais e queda de granizo, em diversos estados do país.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura de Branquinha passa a estar apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência humanitária. Entre os apoios previstos estão a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de outros itens essenciais para atendimento à população afetada.
Os pedidos de recursos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise dos planos de trabalho enviados pelo município, a Defesa Civil Nacional poderá autorizar a liberação dos valores, com publicação de nova portaria no DOU.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos de capacitação a distância voltados para agentes municipais e estaduais, com foco na gestão de riscos, resposta a desastres e uso do S2iD, fortalecendo a atuação integrada entre os entes federativos.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
