Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
Município foi incluído em portaria do MIDR após ser afetado por processos de erosão e poderá solicitar recursos para ações de assistência humanitária
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Branquinha, em Alagoas, em decorrência de processos de erosão. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (30).
Branquinha integra a lista de 32 municípios brasileiros que tiveram o reconhecimento federal por enfrentarem diferentes tipos de desastres naturais, como estiagem, seca, chuvas intensas, enxurradas, vendavais e queda de granizo, em diversos estados do país.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura de Branquinha passa a estar apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência humanitária. Entre os apoios previstos estão a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de outros itens essenciais para atendimento à população afetada.
Os pedidos de recursos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise dos planos de trabalho enviados pelo município, a Defesa Civil Nacional poderá autorizar a liberação dos valores, com publicação de nova portaria no DOU.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos de capacitação a distância voltados para agentes municipais e estaduais, com foco na gestão de riscos, resposta a desastres e uso do S2iD, fortalecendo a atuação integrada entre os entes federativos.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
