Meio ambiente

Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL

Município foi incluído em portaria do MIDR após ser afetado por processos de erosão e poderá solicitar recursos para ações de assistência humanitária

Por 7Segundos 30/12/2025 16h04 - Atualizado em 30/12/2025 16h04
Governo federal reconhece situação de emergência em Branquinha, na Zona da Mata de AL
Reconhecimento federal permite que Branquinha solicite apoio financeiro para atender famílias afetadas por erosão no município - Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Branquinha, em Alagoas, em decorrência de processos de erosão. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (30).

Branquinha integra a lista de 32 municípios brasileiros que tiveram o reconhecimento federal por enfrentarem diferentes tipos de desastres naturais, como estiagem, seca, chuvas intensas, enxurradas, vendavais e queda de granizo, em diversos estados do país.

Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura de Branquinha passa a estar apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência humanitária. Entre os apoios previstos estão a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de outros itens essenciais para atendimento à população afetada.

Os pedidos de recursos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a análise dos planos de trabalho enviados pelo município, a Defesa Civil Nacional poderá autorizar a liberação dos valores, com publicação de nova portaria no DOU.

Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos de capacitação a distância voltados para agentes municipais e estaduais, com foco na gestão de riscos, resposta a desastres e uso do S2iD, fortalecendo a atuação integrada entre os entes federativos.