Viral

IA? Mensagem de fim de ano de Putin é alvo de chacotas por repetir imagens de 2024

Internautas ficaram intrigados após nova versão, minutos depois, mostrar Putin com outra gravata

Por Extra 05/01/2026 12h12
IA? Mensagem de fim de ano de Putin é alvo de chacotas por repetir imagens de 2024
Putin em dois momentos na sua última mensagem de Ano Novo - Foto: Reprodução/X

O discurso de Ano Novo de Vladimir Putin foi alvo de chacotas em redes sociais, especialmente de ucranianos. O presidente russo foi acusado de usar inteligência artificial, numa repetição assustadora do discurso televisionado do ano passado. No vídeo de 2025, Putin aparece dizendo as mesmas falas e tendo a mesma postura corporal do vídeo de 2024.

O discurso, transmitido pouco antes da meia-noite de 31 de dezembro em toda a Rússia, gerou uma agitação na web sobre a aparência do líder de Moscou. Muitos sugeriram que a gravação foi manipulada.

No discurso proferido no Kremlin, Putin prometeu derrotar a Ucrânia e elogiou as suas forças armadas pela "vitória".

Mas espectadores atentos afirmaram que, de um hora para a outra, a gravata do ditador mudou de cor, de vermelha para preta, alimentando suspeitas de que a gravação era falsa.

"Em 31 de dezembro, poucos minutos antes do Ano Novo, a mensagem de Ano Novo em vídeo de Vladimir Putin foi publicada no site oficial do Kremlin. Nesta versão, Putin usava uma gravata preta", observou o canal pró-ucraniano "Inform Napalm" no Telegram. "

Poucos minutos depois, o vídeo foi removido e substituído por outro, desta vez com Putin de gravata vermelha", acrescentou.

A versão Putin de gravata preta era exatamente a da mensagem de Ano Novo de 31 de dezembro de 2024. Para internautas, após descobrir a repetição da gravata, o Kremlin se apressou para mudar a cor da peça.

"Resta apenas observar o fato: na noite de Ano Novo, milhões de russos viram dois Putins diferentes e, naturalmente, perguntaram qual era o verdadeiro. Pode-se afirmar que Putin não só pode ter sósias, como já possui avatares de IA para cumprimentos e eventos padrão", acrescentou o canal, de acordo com o "Sun".

"A cabeça se move separadamente do corpo, o rosto está sem vida e os ombros do paletó parecem ter sido desenhados", observou o canal "Pravda Gerashchenko".

Já no fim de 2024 já era grande a suspeita de que Putin havia usado IA na mensagem ao país. Investigadores on-line apontaram como o pescoço do presidente parecia se mover de forma dessincronizada com o corpo. O padrão se repetiu em dezembro de 2025. Desta vez, entretanto, houve um elemento a mais: o deslize das gravatas.