IA? Mensagem de fim de ano de Putin é alvo de chacotas por repetir imagens de 2024
Internautas ficaram intrigados após nova versão, minutos depois, mostrar Putin com outra gravata
O discurso de Ano Novo de Vladimir Putin foi alvo de chacotas em redes sociais, especialmente de ucranianos. O presidente russo foi acusado de usar inteligência artificial, numa repetição assustadora do discurso televisionado do ano passado. No vídeo de 2025, Putin aparece dizendo as mesmas falas e tendo a mesma postura corporal do vídeo de 2024.
O discurso, transmitido pouco antes da meia-noite de 31 de dezembro em toda a Rússia, gerou uma agitação na web sobre a aparência do líder de Moscou. Muitos sugeriram que a gravação foi manipulada.
No discurso proferido no Kremlin, Putin prometeu derrotar a Ucrânia e elogiou as suas forças armadas pela "vitória".
Mas espectadores atentos afirmaram que, de um hora para a outra, a gravata do ditador mudou de cor, de vermelha para preta, alimentando suspeitas de que a gravação era falsa.
"Em 31 de dezembro, poucos minutos antes do Ano Novo, a mensagem de Ano Novo em vídeo de Vladimir Putin foi publicada no site oficial do Kremlin. Nesta versão, Putin usava uma gravata preta", observou o canal pró-ucraniano "Inform Napalm" no Telegram. "
Poucos minutos depois, o vídeo foi removido e substituído por outro, desta vez com Putin de gravata vermelha", acrescentou.
A versão Putin de gravata preta era exatamente a da mensagem de Ano Novo de 31 de dezembro de 2024. Para internautas, após descobrir a repetição da gravata, o Kremlin se apressou para mudar a cor da peça.
"Resta apenas observar o fato: na noite de Ano Novo, milhões de russos viram dois Putins diferentes e, naturalmente, perguntaram qual era o verdadeiro. Pode-se afirmar que Putin não só pode ter sósias, como já possui avatares de IA para cumprimentos e eventos padrão", acrescentou o canal, de acordo com o "Sun".
"A cabeça se move separadamente do corpo, o rosto está sem vida e os ombros do paletó parecem ter sido desenhados", observou o canal "Pravda Gerashchenko".
Já no fim de 2024 já era grande a suspeita de que Putin havia usado IA na mensagem ao país. Investigadores on-line apontaram como o pescoço do presidente parecia se mover de forma dessincronizada com o corpo. O padrão se repetiu em dezembro de 2025. Desta vez, entretanto, houve um elemento a mais: o deslize das gravatas.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
