Procuradores de Justiça vão compor a lista tríplice para escolha do novo chefe do MPAL
Votação definiu os três nomes mais votados que serão encaminhados ao governador para escolha do novo procurador-geral de Justiça
Lean Araújo, Maurício Pitta e Isaac Sandes: esses são os membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) que formarão a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. A votação ocorreu ao longo desta segunda-feira (5), no prédio-sede do MPAL, de forma presencial, e o resultado foi anunciado pela comissão eleitoral designada pelo Colégio de Procuradores de Justiça para conduzir o pleito.
Após às 17h, com o fim da votação, os integrantes da referida comissão, presidida pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, promotores Justiça Luciano Romero, Carlos Simões e Humberto Bulhões, deram início à apuração e, ao fim dos trabalhos, anunciaram o resultado com base na participação de 131 promotores de Justiça e procuradores de Justiça que compareceram às urnas.
Seis candidatos disputaram a preferência dos eleitores. Lean Araújo foi o mais votado, obtendo 111 votos, seguido por Maurício Pitta, com 94 votos e, na sequência, Isaac Sandes Dias, que conquistou a terceira colocação com 90 votos dos membros.
Os demais candidatos foram Flávio Costa com 33 votos; Rodrigo Soares, que obteve 32 votos; e Leonardo Novaes, que somou 22 votos.
Com a definição da lista tríplice, os três nomes mais votados serão encaminhados ao chefe do Poder Executivo estadual, cabendo ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, a escolha de quem comandará o Ministério Público do Estado de Alagoas para o biênio 2026/2027. O mandato terá início previsto para o final de abril de 2026.
O procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, avaliou o processo eleitoral de forma positiva. “Foi uma eleição tranquila, acompanhada de perto, durante todo o dia, pelos seis candidatos. Ao final, o colégio eleitoral decidiu quem irá compor a lista. Agora, a comissão eleitoral constituída para comandar esse processo vai publicar o resultado em Diário Oficial para, em seguida, enviá-lo ao governador do Estado, que decidirá quem comandará os destinos do nosso Ministério Público”, afirmou ele.
Todo o regramento e as etapas do processo eleitoral estão disponíveis no Diário Oficial do MPAL, publicado no dia 5 de dezembro, no site oficial da instituição.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
