Procuradores de Justiça vão compor a lista tríplice para escolha do novo chefe do MPAL
Votação definiu os três nomes mais votados que serão encaminhados ao governador para escolha do novo procurador-geral de Justiça
Lean Araújo, Maurício Pitta e Isaac Sandes: esses são os membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) que formarão a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. A votação ocorreu ao longo desta segunda-feira (5), no prédio-sede do MPAL, de forma presencial, e o resultado foi anunciado pela comissão eleitoral designada pelo Colégio de Procuradores de Justiça para conduzir o pleito.
Após às 17h, com o fim da votação, os integrantes da referida comissão, presidida pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, promotores Justiça Luciano Romero, Carlos Simões e Humberto Bulhões, deram início à apuração e, ao fim dos trabalhos, anunciaram o resultado com base na participação de 131 promotores de Justiça e procuradores de Justiça que compareceram às urnas.
Seis candidatos disputaram a preferência dos eleitores. Lean Araújo foi o mais votado, obtendo 111 votos, seguido por Maurício Pitta, com 94 votos e, na sequência, Isaac Sandes Dias, que conquistou a terceira colocação com 90 votos dos membros.
Os demais candidatos foram Flávio Costa com 33 votos; Rodrigo Soares, que obteve 32 votos; e Leonardo Novaes, que somou 22 votos.
Com a definição da lista tríplice, os três nomes mais votados serão encaminhados ao chefe do Poder Executivo estadual, cabendo ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, a escolha de quem comandará o Ministério Público do Estado de Alagoas para o biênio 2026/2027. O mandato terá início previsto para o final de abril de 2026.
O procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, avaliou o processo eleitoral de forma positiva. “Foi uma eleição tranquila, acompanhada de perto, durante todo o dia, pelos seis candidatos. Ao final, o colégio eleitoral decidiu quem irá compor a lista. Agora, a comissão eleitoral constituída para comandar esse processo vai publicar o resultado em Diário Oficial para, em seguida, enviá-lo ao governador do Estado, que decidirá quem comandará os destinos do nosso Ministério Público”, afirmou ele.
Todo o regramento e as etapas do processo eleitoral estão disponíveis no Diário Oficial do MPAL, publicado no dia 5 de dezembro, no site oficial da instituição.
Últimas notícias
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Número de turistas estrangeiros em Alagoas cresce mais de 145% no primeiro bimestre
Reajuste de medicamentos deve impactar bolso dos alagoanos a partir de abril
[Vídeo] Rodauto destaca tradição e transparência nos serviços automotivos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
