Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (8)
A ação vai ocorrer no horário das 9h às 16h na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai promover uma coleta externa de sangue no município de Coruripe nesta quinta-feira (8). A ação itinerante vai ser realizada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, localizado na Rua Euclides Baeta, s/n, no bairro João Carvalho.
As equipes vão estar disponíveis das 9h às 16h e a medida busca formar estoque de hemocomponentes estratégico para atender a demanda transfusional. Por meio das coletas itinerantes, o Hemoal facilita o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue e mantém estabilizado o estoque para atender às maternidades e hospitais, tendo em vista que o hemocentro abastece de sangue e hemocomponentes as unidades públicas da capital e do interior do estado, para atender os casos de urgência e emergência e as cirurgias eletivas.
Critérios para doar
Conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), os voluntários precisam ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação oficial e original com foto ao se candidatar à doação de sangue. O candidato à doação de sangue também deve estar alimentado, evitando, no entanto, alimentos gordurosos.
Os doadores não podem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e se faz necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior. No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. Quanto às mulheres, o procedimento é proibido apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta externa de sangue no município de Coruripe nesta quinta-feira (8). A ação ocorrerá no horário das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley.
Para doar sangue, o voluntário deve seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Também é exigido que o voluntário apresente bom estado de saúde, tenha peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e porte um documento de identificação com foto.
O Ministério da Saúde determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue. Com relação às pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida.
Mas, se estiverem apresentando sintomas gripais, só podem doar sangue 10 dias após de desaparecem os sintomas. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir esposa no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Com investimentos garantidos por Arthur Lira, obras do Anel Viário de Girau do Ponciano avançam
Morre aos 27 anos irmã do deputado federal Marx Beltrão, Thaysla Beltrão
Crianças encontram corpo em decomposição enquanto soltavam pipa no Benedito Bentes
Jovem é chamado em casa e morto a tiros em via pública em Arapiraca
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
