IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Manutenção suspende retificações e novos cadastros, mas alternativa pré-preenchida continua em funcionamento
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informa que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) passa por uma correção de falhas do Módulo de Cadastro Offline. Por este motivo, serviços como retificações e a abertura de novos cadastros estão suspensos até o dia 20 de janeiro.
Proprietários e posseiros que desejam inscrever novos imóveis podem utilizar o Módulo de Cadastro Pré-Preenchido, que conta com as bases de dados da Receita Federal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e segue funcionando normalmente.
Segundo o coordenador do CAR em Alagoas, João Rodrigues, quem tiver dúvidas pode entrar em contato através do número (82) 98878-9994. Além disso, os usuários serão informados quando o serviço for restabelecido.
“Sabemos que muitas pessoas querem começar o ano colocando tudo em dia e entendemos a frustração causada pela suspensão temporária desses serviços. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos que, em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, o IMA está à disposição para prestar esclarecimentos e apoiar os usuários durante esse período”, disse o coordenador.
As falhas foram identificadas após o lançamento de uma nova versão do módulo offline, no dia 24 de dezembro de 2025. Após a normalização do serviço, será necessário fazer novamente o download da versão atualizada.
A principal mudança nesta nova versão do SICAR é que, a partir de agora, será obrigatória a inserção do Código do Imóvel Rural do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra nas inscrições de novos imóveis e retificações de imóveis já inscritos. Proprietários e posseiros que não têm o cadastro no SNCR devem procurar o Incra, através de seu site, para realizá-lo.
Últimas notícias
Feira de adoção de cães e gatos acontece neste sábado (12), no bairro de Jaraguá
Arapiraca conquista 13 premiações com Ballet Joyce Vidal em Campina Grande
Gunnar Nunes coloca defesa dos autistas entre prioridades para mandato na Câmara
Guarda Municipal de Maceió prende homem suspeito de homicídio e roubos
MPAL reúne empresas para discutir retirada de fios irregulares de postes
INSS oferece 100 vagas de atendimento em Maceió neste fim de semana
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
