Curta brasileiro 'Virtualidade' leva suspense psicológico e ficção especulativa ao NOX Film Fest, no Uruguai
Movendo-se entre o suspense psicológico, o terror contemporâneo e elementos de ficção especulativa, “Virtualidade” investiga os limites entre verdade, delírio e manipulação tecnológica
A alagoana Marta de Oliveira Torres, celebra a seleção do curta-metragem “Virtualidade”, escrito, dirigido e protagonizado pela cineasta, na programação do Cine de Miedo y Fantasía de Salto (NOX FILM FEST), que será realizado no Uruguai, entre os dias 10 e 17 de janeiro. A presença no NOX soma-se ao percurso do filme em festivais e mostras internacionais, incluindo sua participação no Chelsea Film Festival, em Nova York, exibições no Manas e Conexões, no Rio de Janeiro, além do reconhecimento com o prêmio “Best Staff Pick” no Around International Film Festival (ARFF).
Movendo-se entre o suspense psicológico, o terror contemporâneo e elementos de ficção especulativa, “Virtualidade” investiga os limites entre verdade, delírio e manipulação tecnológica. Em um mundo onde imagens e memórias podem ser fabricadas, os personagens enfrentam a vertigem da dúvida sobre o que é real no mundo virtual e o que é ilusão na realidade, principalmente com a sofisticação da mentira produzida no mundo virtual.
Com atmosfera inquietante, fotografia minimalista e diálogos que evocam debates filosóficos e contemporâneos sobre inteligência artificial, vigilância e identidade, o filme convida o público a atravessar um labirinto de camadas narrativas, onde cada decisão abre novas possibilidades de sentido.
A seleção reforça a presença do cinema brasileiro e latino-americano nas discussões sobre tecnologia, ética e medo coletivo, em um festival reconhecido por destacar produções inovadoras de gênero. Realizado em Salto, Uruguai, o NOX Film Fest apresenta, ao ar livre e com acesso gratuito, produções de terror, horror, fantasia e ficção científica de diversos países, reunindo público, críticos e realizadores em uma experiência aberta e popular.
Sobre a diretora
Marta de Oliveira Torres é escritora, atriz e cineasta. Seu trabalho atravessa direito, artes e tecnologia, explorando temas sociais como identidade, verdade e ficção no mundo digital. Virtualidade integra seu ciclo de obras que unem filosofia, performance e cinema.
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca lança edital do Prêmio Servidor Excelente 2026
Moraes determina emissão de mandado de prisão contra Eduardo Bolsonaro
Paes recorre ao STF para barrar anulação dos votos de Garotinho
Datafolha 2º turno: Flávio tem 52% e Lula, 48% dos votos válidos
Lagoa da Canoa abre Outubro Rosa com oferta de 80 mamografias
Mulher é presa suspeita de aplicar golpe de R$ 3,7 mil contra idoso no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
