Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Em discurso a embaixadores no Vaticano, papa Leão XIV pediu soluções para conflitos internacionais e citou a situação da Venezuela
O papa Leão XIV afirmou, nesta sexta-feira (9/1), que a liberdade de expressão vem perdendo espaço, especialmente nos países ocidentais. A declaração foi feita durante um discurso a embaixadores acreditados junto à Santa Sé, na Sala das Bênçãos, no Vaticano, em uma cerimônia voltada às saudações de Ano-Novo.
“É doloroso ver como, especialmente no Ocidente, o espaço para a genuína liberdade de expressão está diminuindo rapidamente. Ao mesmo tempo, uma nova língua de estilo orwelliana está se desenvolvendo, que, na tentativa de ser mais inclusiva, acaba excluindo aqueles que não concordam com as ideologias que as estão alimentando”, disse o pontífice.
Além da liberdade de expressão, Leão XIV abordou questões internacionais. Ele voltou a pedir soluções para os conflitos na Faixa de Gaza e para a guerra na Ucrânia. O pontífice defendeu caminhos políticos e pacíficos para a superação das crises.
Leão XIV fala sobre a Venezuela
No discurso, o papa também mencionou as tensões no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, relacionadas a uma operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no último sábado (3/1). Segundo ele, o cenário gera “séria preocupação”.
“As crescentes tensões no Mar do Caribe e ao longo da costa do Pacífico americano também são motivo de séria preocupação. Reitero meu apelo urgente para que se busquem soluções políticas pacíficas para a situação atual, tendo em mente o bem comum dos povos e não a defesa de interesses partidários”, disse o papa.
O papa ainda renovou o apelo para que a vontade do povo venezuelano seja respeitada e para que os direitos humanos e civis sejam garantidos.
“Isso se aplica, em particular, à Venezuela, à luz dos recentes acontecimentos. Nesse sentido, renovo meu apelo para que se respeite a vontade do povo venezuelano e se salvaguardem os direitos humanos e civis de todos, garantindo um futuro de estabilidade e concórdia”, pediu Leão XIV.
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
