Incentivo do Governo influencia no aumento de vendas de motos novas em Alagoas
Com isenção de ICMS, Fenabrave registra crescimento 11,3% na comercialização desses veículos no Estado, em 2025
As vendas de motocicletas novas em Alagoas registraram crescimento de 11,3% em 2025, na comparação com o ano anterior, e somaram 49.538 unidades, segundo levantamento divulgado na terça-feira (13), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O volume equivale a comercialização de 4.128 unidades por mês ou 137,6 por dia.
Somente no mês de dezembro de 2025, a comercialização de motos novas no estado somou 4.215 unidades, um aumento de 6,8% ante as 3.945 motocicletas vendidas no mesmo mês de 2024. Na comparação com o mês anterior – quando foram vendidas 3.776 motos –, o desempenho do segmento registrou crescimento de 11,6%.
De acordo com o levantamento da Fenabrave, o interior do estado liderou a venda de motocicletas em 2025, com 38.853 unidades – o correspondente a 78,4% do total vendido no estado no ano passado. O volume comercializado no interior corresponde à saída de 1.295 unidades por mês, ou 43 por dia.
Em 2025, o desempenho nas vendas de motocicletas foi influenciado por incentivos do Governo do Estado, que zerou, por meio do programa Correria, a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para veículos de até 175 cilindradas.
Programa Correria

Lançado pelo governo do Estado em janeiro de 2023, o Correria tem como foco a valorização de motociclistas, mototaxistas e demais profissionais que utilizam motocicletas nacionais de até 175 cilindradas como ferramenta de trabalho, além de motoristas de aplicativos.
A isenção é concedida para motos novas dentro do prazo do calendário do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para motos usadas, o processo é igualmente simples: os interessados devem entrar em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise. Todo o procedimento ocorre de forma ágil, com análise rápida e retorno claro ao beneficiário.
Já os motoristas de aplicativos precisam fazer um credenciamento junto à Sefaz-AL, conforme regulamentação definida em edital publicado pela Secretaria. Esse edital estabelece os requisitos obrigatórios e o prazo máximo para as empresas enviarem a relação de motoristas associados.
O procedimento deve ser realizado pelas empresas de transporte por aplicativo, que precisam enviar um e-mail para a chefia do IPVA da Sefaz-AL, no endereço [email protected], com o assunto: “Credenciamento de operadora de transporte por aplicativo”. Após o credenciamento, as empresas ficam responsáveis por encaminhar a lista de motoristas para o benefício ser devidamente aplicado.
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
