FMAC e Ufal firmam parceria para ampliar integração e fortalecer ações culturais em Maceió
Cooperação institucional visa alinhar projetos e integrar iniciativas desenvolvidas pela universidade
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) firmou uma parceria institucional com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o objetivo de fortalecer as políticas culturais em Maceió, promover a integração entre ações já existentes e ampliar a presença da cultura no ambiente universitário e em seu entorno.
A reunião foi dividida em duas etapas. Na primeira, o presidente da FMAC dialogou com o presidente da Fundação de Desenvolvimento, Pesquisa e Extensão Universitária (Fundepes), Edson Bento. Na ocasião, foi discutido um termo de cooperação entre as instituições, com foco em impulsionar programas, projetos e ações culturais em Maceió, além de facilitar a execução de iniciativas conjuntas.
Durante o encontro, a Fundepes apresentou o conjunto de ações desenvolvidas na área cultural e colocou sua estrutura técnica à disposição para cooperar com o município, fortalecendo políticas públicas e ampliando o alcance das atividades culturais em Maceió.
Na segunda etapa, o presidente da FMAC, Myriel Neto, se reuniu com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, e representantes da Pró-Reitoria de Extensão. Como encaminhamento, ficou definida a criação de um grupo de trabalho entre a universidade e a Fundação Municipal de Ação Cultural, com a missão de integrar as expertises acadêmicas às políticas culturais do município de Maceió.

A iniciativa visa ampliar o diálogo institucional, integração territorial, mobilidade urbana e a valorização dos espaços culturais no entorno da universidade.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, a parceria representa um avanço importante na construção de uma política cultural mais integrada e eficiente. “A universidade é um grande polo de produção cultural, de conhecimento e de transformação social. Nosso objetivo é aproximar essas ações do município, somar forças e construir políticas públicas que cheguem mais longe, especialmente em territórios que precisam de mais atenção e investimento cultural”, destacou.
A parceria entre a FMAC e a Ufal reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura, a cooperação institucional e o desenvolvimento de ações que dialoguem com os territórios, promovendo acesso, visibilidade e inclusão cultural em Maceió.
Últimas notícias
Justiça mantém mandatos e confirma vitória nas urnas em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Maceió anuncia escultura “A Mão de Deus” como novo cartão-postal da Orla do Porto
Ensino bilíngue é apresentado por JHC como novo modelo educacional em Maceió
PF é comunicada para prender Oruam se ele tentar sair do país
Em reunião com líderes, Motta reclama de críticas de ministros de Lula
Operação Lei Seca prende 16 condutores alcoolizados no final de semana de prévias
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
