Alagoas

Congresso da Feira dos Municípios Alagoanos ultrapassa 5 mil inscritos

Programação conta com 18 eixos temáticos, incluindo saúde e educação

Por 7segundos com assessoria 17/01/2026 09h09
Congresso da Feira dos Municípios Alagoanos ultrapassa 5 mil inscritos
Programação conta com 18 eixos temáticos, incluindo saúde e educação - Foto: Reprodução

Com mais de 5 mil inscritos, o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos alcança um marco histórico e se consolida como um dos maiores fóruns de gestão pública já realizados no Brasil. O número expressivo de participantes reforça a força do municipalismo alagoano e evidencia uma demanda nacional crescente por qualificação, inovação e soluções concretas para os desafios enfrentados pelos municípios.

Promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos e realizado de forma totalmente gratuita, o congresso reúne prefeitos, secretários, técnicos, servidores públicos, pesquisadores, estudantes e lideranças institucionais, não apenas de Alagoas, mas de onze estados brasileiros, ampliando o alcance e a relevância nacional do evento.

A programação está estruturada em 18 eixos temáticos, contemplando áreas centrais da administração pública, como gestão e governança, inovação, educação, saúde, assistência social, desenvolvimento econômico, turismo, sustentabilidade, parcerias público-privadas (PPP), captação de recursos, comunicação, transparência e controle, compondo uma agenda técnica, estratégica e alinhada à realidade das cidades brasileiras.

Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o sucesso do congresso traduz uma construção política sólida em defesa dos municípios.

“A Feira e o Congresso cumprem um papel político e institucional fundamental ao integrar gestores, compartilhar experiências exitosas e fortalecer uma agenda municipalista que pensa o desenvolvimento do Brasil a partir das cidades.”, afirmou Beltrão.

Integrado à Feira dos Municípios Alagoanos, o Congresso se firma como um espaço de construção coletiva e articulação institucional, com palestrantes de renome nacional e estadual, no qual boas práticas são compartilhadas, políticas públicas são debatidas e caminhos concretos são apontados para o fortalecimento da gestão municipal.

O expressivo volume de inscrições, a presença interestadual e a diversidade temática da programação confirmam o protagonismo da 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, que ultrapassa o caráter institucional e se consolida como um verdadeiro instrumento político, técnico e estratégico de fortalecimento das gestões municipais e do futuro do municipalismo brasileiro.