Vaca de estimação intriga cientistas ao se coçar com vassoura sem ajuda
Vaca austríaca chamada Veronika demonstrou inteligência que surpreendeu estudiosos ao manusear ferramentas
Como uma vaca coça as costas? Uma vaca austríaca chamada Veronika tem uma solução que pode mudar a forma como vemos o gado.
Durante a última década, Veronika foi observada por seu dono ocasionalmente pegando gravetos com a boca, manobrando as pontas para alcançar áreas do corpo que ela não conseguiria alcançar de outra forma. Quando uma equipe de especialistas em comportamento animal da Universidade de Medicina Veterinária de Viena viu recentemente um vídeo de Veronika em ação, eles perceberam que seu uso de gravetos era excepcional.
O comportamento inovador de Veronika é relatado em um novo estudo — o primeiro a descrever o uso de ferramentas em uma vaca de estimação, de acordo com os pesquisadores. O estudo foi publicado na segunda-feira no periódico Current Biology.
“O que isso nos mostra é que as vacas têm o potencial de inovar no uso de ferramentas, e ignoramos esse fato por milhares de anos”, disse o autor principal, Antonio J. Osuna-Mascaró, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Medicina Veterinária de Viena, em um e-mail. “Existem cerca de 1,5 bilhão de cabeças de gado no mundo, e os humanos convivem com elas há pelo menos 10.000 anos. É chocante que só estejamos descobrindo isso agora.”
A pesquisa abre caminho para que mais bovinos sejam observados quanto a essa característica e pode ser uma evidência de que as capacidades cognitivas dos animais de fazenda são maiores do que se pensava anteriormente, disse Osuna-Mascaró.
Uma vaca usando ferramentas
Veronika, uma vaca da raça Swiss Brown, vive em uma fazenda na pequena cidade austríaca de Nötsch im Gailtal. Ela tem tudo o que uma vaca de estimação poderia sonhar, incluindo um prado verdejante e muitos vizinhos que a cumprimentam quando passam.
Quando os autores do estudo viram pela primeira vez o vídeo de Veronika usando um pedaço de pau para se coçar, ficou claro que o comportamento era intencional e não acidental, disse Osuna-Mascaró.
Para testar até que ponto iam as habilidades de Veronika no uso de ferramentas, os pesquisadores realizaram uma série de testes controlados nos quais colocaram uma escova de jardim na frente da vaca em várias orientações. Cada vez que Veronika usava sua longa língua para pegar a escova, eles registravam qual extremidade ela selecionava e a região do corpo que ela visava ao se coçar.
Últimas notícias
Arthur Lira articula investimentos que estruturam Belém e fortalecem a cidade e sua zona rural
Nova atração: Igor Santana de Los Borrachos abre o Carnaval no Clube do Servidor de Arapiraca
Prefeitura de Penedo promove Bloquinho Folia Social para beneficiárias de serviços da SEMASDH
Carnaval do Povo de Palmeira dos Índios começa neste sábado de Zé Pereira; confira a programação
Jovem recém saído de clínica para dependentes químicos e amigo são mortos a tiros em Junqueiro
Penedo inicia planejamento para vacinação contra a dengue em adolescentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
