[Vídeo] Rebaixamento de solo na Chã da Jaqueira não tem relação com mineração
Equipes da Prefeitura de Maceió trabalham para reparar o dano
Diversas frentes de atuação da Prefeitura de Maceió foram até o bairro Chã da Jaqueira, na parte alta, apurar as causas de um rebaixamento de solo na Rua Prefeito Joatas Malta de Alencar. As equipes foram acionadas no início da tarde dessa terça-feira (20) e constataram a obstrução de uma galeria de águas pluviais por descarte irregular de lixo, o que provocou as movimentações do solo na região.
Com o diagnóstico, a equipe da Secretaria Municipal de Insfraestrutura (Seminfra) confirmou que o ocorrido não teve relação com os prejuízos deixados pela mineração na capital, apesar da proximidade entre as regiões. A Defesa Civil Municipal e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) estiveram no local para dar apoio às operações.
A via continua interditada nos dois sentidos até que os trabalhos sejam concluídos. A previsão é que o trecho seja liberado no final da tarde desta quarta-feira (21). Motoristas que utilizam a rota devem buscar vias alternativas na região.
Limpeza de galerias
A Prefeitura de Maceió possui um cronograma de limpeza de galerias. Somente em 2025, o serviço de limpeza e desobstrução alcançou resultados expressivos, como mais de 20 mil metros de galerias pluviais desobstruídas. O resultado dos trabalhos ampliou a capacidade de escoamento das águas e reduziu pontos de alagamento em diversos bairros.
No mesmo período, foram removidas quase quatro mil toneladas de entulho, entre lixo doméstico, areia, restos de obra e materiais descartados irregularmente.
“Os números revelam os danos que o descarte irregular de lixo provoca na cidade, por isso a contribuição da população é indispensável. Com a colaboração de todos, conseguimos evitar problemas como esse”, destaca o diretor operacional da Defesa Civil de Maceió, Matheus Montenegro.
Últimas notícias
Casa de Direitos registra aumento de 45% nos atendimentos ao trabalhador em 2026
Reação de Renan Calheiros após rejeição de Messias viraliza entre bolsonaristas
Ronaldo Lessa troca diretoria do PDT em Maceió após rompimento com Kátia Born
Davi Filho questiona ausência em pesquisa e garante candidatura ao Senado
Cavalo Caramelo, símbolo das enchentes no RS, vira celebridade, faz presença VIP e tem agenda cheia dois anos depois
[Vídeo] Égua relincha ao ver tutor em caixão e emociona família durante velório em SC
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
PM flagra 47 descumprimentos no 13º dia de vigência do Decreto Emergencial
