Segurança

Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas

Grupo passará a ser escoltado pela PMDF quando acessar o território brasiliense, no domingo. Implosão do Torre Palace ocorre na mesma data

Por Metrópoles 21/01/2026 21h09
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
Os hotéis Brasília Tower Hotel, LET’s Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental serão evacuados das 6h às 8h por questões de segurança - Foto: Reprodução

As forças de segurança do Distrito Federal trabalham para definir as estratégias de atuação para o próximo domingo (25/1), data em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros manifestantes devem chegar da “caminhada da liberdade” – movimento liderado pelo parlamentar mineiro em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta quinta-feira (22/1), haverá uma reunião com todas as forças de segurança da capital, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), para definir o quantitativo a ser empregado no próximo domingo (25/1).

O encontro também deve definir em que ponto do DF a Polícia Militar da capital (PMDF) tomará à frente da escolta de Nikolas e companhia, hoje monitorado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quando o grupo estiver se aproximando de Brasília, no domingo, policiais militares do DF deverão fazer esse acompanhamento.

Além da PMDF e da SSP-DF, o Corpo de Bombeiros (CBMDF), a Polícia Civil (PCDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e outros órgãos de segurança participarão da reunião.

Apoiadores de Bolsonaro estão organizando caravanas para se juntar à mobilização convocada pelo deputado federal na chegada a Brasília. A ideia dos bolsonaristas é fazer um “bate e volta” ao DF. Diversos parlamentares de todo o país devem participar.

Implosão do Torre Palace
A reunião vai abordar ainda a implosão do Torre Palace Hotel, marcada para às 10h do próximo domingo (25/1) e que é prioridade das forças de segurança do DF. Agentes devem interditar as proximidades do edifício, localizado no Setor Hoteleiro Norte (SHN), o que pode impactar a caminhada protagonizada por Nikolas Ferreira.

Caso os políticos pró-Bolsonaro queiram trafegar pela região central do DF, poderão ter dificuldades devido à interdição. O raio a ser preservado ainda não foi definido, tampouco o trajeto de Nikolas e companhia.

No caso da implosão do Torre Palace, a PMDF ficará responsável pela segurança do perímetro e controle de acesso; o CBMDF atuará nas operações e alertas; o Detran-DF ficará responsável pelo bloqueio e retirada de veículos; e o Samu atuará nos casos de atendimento pré-hospitalar, caso seja necessário. Também participarão da implosão a Neoenergia Brasília e a Caesb, responsáveis pelo desligamento preventivo de energia elétrica e do abastecimento de água nas áreas estabelecidas.

Os hotéis Brasília Tower Hotel, LET’s Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental serão evacuados das 6h às 8h por questões de segurança. A SSP-DF e a Defesa Civil orientam a população a evitar deslocamentos ao local e proximidades onde ocorrerá a implosão.