Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Marcelo Beltrão abriu palestras do Eixo Educação durante o primeiro dia do Congresso dos Municípios Alagoanos
Mudar a realidade de uma geração começa por encarar os números e transformar estatísticas em estratégias reais de aprendizado. Com esse objetivo, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, abriu o Eixo Educação do Congresso dos Municípios Alagoanos nesta quinta-feira (22), durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos — Congresso e Expo. Beltrão ministrou a palestra “Avaliações externas (Inep/MEC) e internas municipais como instrumento de gestão e monitoramento contínuo da aprendizagem”, que contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo.
A ex-reitora da Ufal, Ana Deyse, prestigiou a palestra, que contou com auditório lotado por secretários e técnicos de pastas municipais de Educação. Logo na abertura, Marcelo Beltrão destacou: “Educação não é apenas uma política pública; é a política que transforma todas as outras”.
Para Beltrão, é inquestionável a importância da educação pública na vida do cidadão, pois ela diminui as diferenças sociais e permite que todos enfrentem o mercado de trabalho com mais equidade. “A avaliação é fundamental para dar o caminho a ser percorrido e esperamos que compartilhar nossa experiência em Coruripe possa interferir de forma positiva na gestão dos municípios”, afirmou.
A educação como política de transformação social e como meio para que Alagoas supere o atraso educacional em relação ao cenário nacional e internacional é tratada como uma missão de grande complexidade pelo reitor da Ufal. “Se o gestor maior não abraça a causa, a transformação não acontece. Educação se faz com consciência coletiva sobre a importância da transformação”, destacou.
A professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação de Cajueiro, Sheila Acioly, disse que toda a equipe do município está presente e se divide entre as palestras ao longo do congresso. “As temáticas abordadas serão importantes e pertinentes para nossa prática; levarei para o meu município uma bagagem cheia de novos conhecimentos”, frisou. A secretária municipal de Educação de Cajueiro, Maria José, enfatizou a importância do evento para promover inovação e esclarecer dúvidas: “Estamos aqui pensando em educação para avançar sempre”.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.

Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
