Identidade dos municípios é celebrada na abertura do maior encontro municipalista do Brasil
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo teve sua abertura nesta quinta-feira (22)
Consolidada como o maior encontro municipalista do Brasil, a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo teve sua abertura nesta quinta-feira (22), com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições parceiras. Promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a feira tem entrada gratuita e segue até domingo (25), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. A programação ocorre paralelamente ao Congresso dos Municípios Alagoanos e à Corrida da AMA – Quem Corre AMA.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reafirmou o papel histórico do evento para a valorização cultural, econômica e da gestão. “Alagoas não é só Maceió. O estado tem um potencial riquíssimo, que está nos quatro cantos deste evento, planejado para despertar o orgulho de ser alagoano e mostrar as potencialidades que temos em um ambiente de negócios, descontração e diversão”, destacou.
Com expectativa de público superior a 30 mil pessoas, o evento reúne mais de 80% dos municípios do estado, proporcionando uma viagem do litoral ao sertão sem sair da capital. A estrutura é dividida em setores estratégicos, como as arenas gastronômica e cultural, áreas de convivência e exposição, e 140 estandes que funcionam como vitrines da identidade local e espaços de conexão com o público.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fábio Bittencourt, destacou a importância e a organização do evento. “Este é um evento importantíssimo para difundir a nossa culinária, a nossa cultura e o nosso regionalismo. A feira está excelente. Parabéns aos organizadores e a todos que estão participando deste evento tão bom e bonito”, afirmou.
O evento foi planejado para oferecer uma experiência completa ao visitante, com mostras de artesanato alagoano, produtos tradicionais, degustações, apresentações culturais, oficinas, práticas esportivas e ações de participação social. O deputado federal Paulão ressaltou a importância de reunir os municípios para evidenciar o potencial turístico, histórico e econômico do estado. “Entendo a relevância do municipalismo e fico muito feliz em estar presente neste lançamento”, afirmou.
Marx Beltrão, deputado federal, enfatizou que é por meio da divulgação que os investimentos acontecem: “Essa é uma oportunidade que cada cidade de Alagoas tem para expor o seu melhor, seja na gastronomia, nas belezas naturais ou nos atrativos turísticos. Isso gera oportunidades para muita gente”. O também deputado federal, Luciano Amaral, também atestou a visão de fortalecimento regional. “É muito importante ver que os municípios estão se desenvolvendo. A feira permite que demonstrem sua cultura e produção, fazendo com que o alagoano sinta ainda mais orgulho de seu estado”.
Cibele Moura, deputada estadual, afirmou que o sentimento ao chegar à feira é de orgulho. “Podemos falar das belezas naturais e da nossa rica gastronomia, mas o que mais nos dá orgulho de ser alagoano é o carinho e a força de nossa gente”. Durante a visita aos estandes, enquanto um artesão esculpia em madeira, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho, parabenizou a AMA pelo resgate da feira: “Mostrar um pouco do que cada município tem na sua essência, para que os alagoanos tenham orgulho do estado que que eles vivem é maravilhoso”.
O primeiro dia da feira foi prestigiado por diversas autoridades, também estiveram presentes o conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra; o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; o superintendente do Sebrae-AL, Domício Silva; o presidente do Sinduscon, José Nogueira Filho; Também estiveram presentes o representante da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Femup), Pedro Dantas; o representante do Grupo Equatorial, Carlos Morais; e o diretor administrativo da Fecomércio, José Antônio Vieira, além de prefeitos e secretários estaduais e municipais.
Além da participação dos municípios, a feira envolve parceiros institucionais, órgãos de controle, entidades do Sistema S, instituições financeiras e patrocinadores. O evento é uma realização da AMA, com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), além do apoio do Sistema Fiea (Sesi e Senai), Sebrae, Grupo Equatorial e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Congresso
Com a maioria das vagas para palestras esgotadas, o Congresso dos Municípios Alagoanos reúne cerca de 5 mil inscritos. A programação conta com painéis e capacitações técnicas conduzidos por profissionais como Leandro Karnal, Gabriela Prioli, Kleiton Ferreira e Bráulio Bessa. O foco recai sobre temas como saúde, educação, cidades inteligentes, gestão de tributos, turismo e direito público. O esporte e a participação social também ganham destaque com a Corrida da AMA – Quem Corre AMA, iniciativa que une saúde e integração comunitária.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Veja também
Últimas notícias
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Polícia Científica encontra vestígios que podem ajudar na identificação de ossada achada em Coruripe
Inmet emite dois alertas de chuvas para 70 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
