Alagoas

Leandro Karnal defende a educação como base da gestão pública na Feira dos Municípios Alagoanos

Palestra magna abriu a programação de 2026 com reflexões sobre educação, tecnologia e os desafios da vida contemporânea

Por 7Segundos com Ascom AMA 23/01/2026 17h05
Leandro Karnal defende a educação como base da gestão pública na Feira dos Municípios Alagoanos
Palestra Leandro Karnal na Feira dos Municípios - Foto: Edvan Ferreira

A abertura da Feira dos Municípios Alagoanos 2026 contou com a palestra magna do historiador, professor e escritor Leandro Karnal, que trouxe como tema “Conectados, cansados e em transformação: os desafios da vida moderna”. O momento reuniu gestores públicos, servidores e representantes de municípios de todo o estado.

Durante a palestra, Karnal enfatizou que a educação básica é um dos pilares para o desenvolvimento social e para o fortalecimento da gestão pública, ressaltando que cidadãos alfabetizados participam de forma mais ativa da vida democrática e contribuem para municípios mais organizados e eficientes.

“A alfabetização é a base de qualquer sociedade que pretende se desenvolver. É a partir do ensino que se forma o cidadão crítico, capaz de compreender o mundo, participar da vida pública e fortalecer o funcionamento dos municípios”, destacou Leandro Karnal.

O palestrante também alertou para os cuidados no uso da inteligência artificial, destacando a necessidade de que a tecnologia seja uma ferramenta de apoio ao ensino.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão, reforçou o compromisso com o fortalecimento da educação ao destacar o Pacto pela Educação, firmado entre a AMA e o Governo do Estado, como uma iniciativa voltada à melhoria dos indicadores educacionais e ao avanço do ensino nos municípios alagoanos.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.