IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
O boleto deve ser gerado pela internet ou pelo canal de atendimento da Sefaz Maceió pelo WhatsApp
Os maceioenses têm até esta sexta-feira (30) para aproveitar o desconto de 20% oferecido pela Prefeitura de Maceió na cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2026. O abatimento é o maior oferecido por uma capital brasileira e considerado um investimento economicamente vantajoso para o contribuinte.
O boleto da cota única deve ser gerado pela internet, pelo site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), no online.maceio.al.gov.br, ou pelo WhatsApp da Secretaria, entrando em contato com o número (82) 3312-5990. Para baixar a guia, nos dois casos, basta que o contribuinte informe o número de inscrição do imóvel.
O número de inscrição é essencial para gerar a guia e pode ser encontrado em carnês e boletos antigos do IPTU ou em documentos da propriedade. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria para obter o número de inscrição do seu imóvel também por WhatsApp ou pelo e-mail [email protected]. O boleto pode ser pago via Pix, em aplicativos bancários e agências.
O cidadão também pode comparecer à sede da Secretaria de Fazenda, na Rua Pedro Monteiro, 47, até sexta-feira, das 8h às 16h, com agendamento pelo site, para obter ajuda na emissão da guia.
A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens ou boletos com a guia ou código de pagamento. O atendimento pelo WhatsApp deve ser feito, exclusivamente, em contato com a conta verificada do órgão.
O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
O pagamento em dia evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.
Últimas notícias
Prévias carnavalescas de Arapiraca começam nesta quinta com arrastão da Banda Eva
Prefeitura de Maragogi promove ação de conscientização sobre saúde mental na Praça da Juventude
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
