Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Ave está em perigo crítico de extinção pela caça ilegal e desmatamento da Mata Atlântica
A choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi), símbolo icônico da Mata Atlântica do Nordeste, está criticamente ameaçada de extinção. A ave ocorria também no estado de Pernambuco, mas agora a população está restrita à Alagoas. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) alerta para os riscos da caça ilegal e desmatamento que ameaçam a espécie.
Durante o monitoramento da última temporada reprodutiva, pesquisadores da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil) avistaram quatro filhotes da choquinha-de-alagoas na Estação Ecológica (ESEC) de Murici. A ESEC possui gestão federal, e fica sobreposta à APA (Área de Proteção Ambiental) de Murici, sob gestão do IMA/AL.
Com a descoberta, a população estimada aumentou para 12 indivíduos, o que evidencia sua raridade e a relevância do estado de Alagoas como único refúgio da ave atualmente.

“A choquinha-de-alagoas é uma espécie endêmica do nosso Nordeste e que, infelizmente, está nessa lista preocupante de extinção. É dever de toda população denunciar crimes ambientais como a caça e desmatamento ilegais que desregulam nosso ecossistema e põem em risco nossa avifauna”, destacou Kivia Amorim, médica veterinária e consultora ambiental do IMA/AL.
A proteção da espécie é assegurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também conta com a parceria do IMA/AL. Entre as contribuições do órgão estadual, há a realização de ações de educação ambiental junto à comunidade, além das operações de fiscalização com destaque para a regulação da criação de pássaros, com atuação conjunta de outros órgãos competentes como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A Gerência de Fauna e Flora do órgão explica que a espécie não pode ser criada em cativeiro por estar ameaçada e que, em Alagoas, não há registro de criadores legalizados.

A consultora do IMA explica que a choquinha-de-alagoas costuma procurar alimentos aos pares na vegetação acima do solo, alimentando-se de artrópodes (aranhas e insetos) capturados em folhas secas ou na folhagem ainda verde - além de ingerir uma quantidade razoável de pequenos frutos. Seus predadores são aves de rapina, mamíferos como gambás e quati, e répteis como serpentes.
A população pode denunciar possíveis irregularidades por meio do aplicativo IMA Denuncie, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, ou acionar os órgãos competentes a partir do número 190 ou diretamente para o BPA, pelo número (82) 9 8833-5879.
Últimas notícias
'Pica Pau' vence primeiro campeonato de assobio belo-horizontino na UFMG
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Professor se emociona ao ser reconhecido por ex-aluno: ‘Vim te agradecer pelo homem que você foi'
Em Brasília, prefeito Nicollas fortalece articulações e busca novos avanços para Atalaia
Marido é preso acusado de agredir esposa no município de Delmiro Gouveia
Ambulante que vende café na Anhanguera conquista clientes e viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
