Mais de 147 mil Carteiras de Identidade aguardam retirada no Instituto de Identificação de Alagoas
Polícia Científica reforça convocação para que cidadãos busquem o documento nos postos de atendimento
Um levantamento realizado pelo Instituto de Identificação de Alagoas, ao final de janeiro, revelou que cerca de 147 mil unidades da Carteira de Identidade Nacional (CIN) estão acumuladas nos postos do órgão. Os documentos, confeccionados ao longo de 2025 e no início de 2026, aguardam a retirada por parte dos solicitantes.
Diariamente, um grande volume de CINs é solicitado e impresso, fruto de um trabalho contínuo de promoção à cidadania. No entanto, embora a maior parte dos documentos já esteja pronta para entrega, eles permanecem nos postos devido ao não comparecimento dos titulares.
O superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Antônio Ferreira, explicou que é muito fácil fazer o acompanhamento do pedido de solicitação do documento. Ele pode ser realizado por qualquer equipamento conectado à internet.
Os cidadãos que solicitaram o documento nos últimos dez dias podem monitorar o status do pedido de forma prática. Uma das opções é utilizar o QR Code impresso no protocolo entregue durante o atendimento presencial.

Além disso, o requerente pode acessar o site oficial da Polícia Científica e seguir este passo a passo:
Ir na área de Serviços da página; selecionar Carteira de Identidade e acessar a opção Acompanhamento. A verificação pode ser feita informando o número do CPF ou o código do protocolo de atendimento.
Retirada e Cidadania
Caso o status do documento conste como "pronto", o titular deve comparecer à mesma unidade onde realizou a solicitação. A retirada da CIN é fundamental para o acesso a serviços públicos, benefícios sociais e para o pleno exercício dos direitos civis.
“Estamos vivendo um novo momento na identificação no Brasil com a chegada da CIN, que unifica dados e aumenta a segurança. Em Alagoas, o Governo investiu em tecnologia para agilizar o processo, resultando em muitos documentos prontos. Por isso pedimos aos alagoanos que já solicitaram o documento, reservem alguns minutos para buscar suas identidades”, disse o superintendente do órgão.
O Governo de Alagoas, por meio da Polícia Científica e do Instituto de Identificação, reitera que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional segue padrões rigorosos de agilidade, eficiência e segurança, em conformidade com as diretrizes federais.
Últimas notícias
Deputado chama empresários de mentirosos; Francisco Sales sai em defesa do setor
Célia Rocha teve papel importante na filiação de Lucas Barbosa ao PSDB
Acusado de chacina que matou quatro jovens em Arapiraca irá a júri popular em maio
Homem é condenado por atear fogo na casa da ex-companheira em Maceió
Assembleia Legislativa convoca eleição para vaga de Bruno Toledo na Mesa Diretora
Polícia prende dois homens por furto de trilhos de ferrovia no interior de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
