Cota única do IPTU 2026 com 10% de desconto já está disponível; saiba como emitir a guia
Sefaz não realizará o envio de carnês ou boletos aos domicílios e o acesso à guia deve ser feito pela Internet
Os contribuintes que ainda não quitaram o IPTU 2026 têm mais uma chance de regularizar o imposto com desconto em cota única, desta vez, com 10% de abatimento até o dia 27 de fevereiro. O boleto deve ser emitido no site da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), no online.maceio.al.gov.br ou pelo WhatsApp do órgão, pelo número (82) 3312-5990.
Para baixar a guia, nos dois casos, basta que o cidadão informe o número de inscrição do imóvel. O número é um dado essencial para gerar a guia e pode ser localizado em carnês e boletos antigos do IPTU ou em documentos da propriedade. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a secretaria para obter o número de inscrição do seu imóvel também por WhatsApp ou pelo e-mail [email protected].
O atendimento pelo WhatsApp é o novo serviço oferecido pela Fazenda Municipal e visa facilitar e levar mais comodidade aos maceioenses. Para realizar o atendimento, basta entrar em contato com o número e informar o que deseja. O contato deve ser feito com a conta verificada da secretaria.
Em 2026, a Sefaz não realizará o envio de carnês ou boletos aos domicílios da capital alagoana. O acesso à guia deve ser feito pela Internet. A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens ou boletos com a guia ou código de pagamento.
O contribuinte também pode comparecer à sede da Secretaria de Fazenda, na Rua Pedro Monteiro, 47, de segunda à sexta, das 8h às 16h, para obter ajuda na emissão da guia.
O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a darem continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
O pagamento em dia evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.
Últimas notícias
Meio/Ideia: Lula empata com Tarcísio, Flávio e Michelle no 2º turno
Passageiros transformam voo em “culto religioso” e viralizam
Sefaz-AL orienta sobre emissão da guia de pagamento do IPVA
Erro em pedido termina com cliente “banido” por restaurante
Suspeito morre em confronto durante Operação Tríade Criminal em Palmeira
Dino arquiva investigação sobre senador flagrado com R$ 33 mil na cueca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
