Política

Presidente Lula marca reunião com Hugo para alinhar fim da escala 6x1

Petista considera projeto, que envolve redução da jornada de trabalho, como prioridade em ano eleitoral

Por CNN 05/02/2026 09h09
Presidente Lula marca reunião com Hugo para alinhar fim da escala 6x1
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) combinou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma reunião na semana que vem para discutir proposta de fim da escala 6x1.

A reunião também terá as presenças dos ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral). Os dois estavam no jantar desta quarta-feira (4).

Na conversa, Lula fez questão de ressaltar que o ideal é a adesão a uma escala de, no máximo, 5x2. O projeto original propunha um regime de trabalho de 4x3.

A proposta envolve ainda redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a possibilidade de diminuição progressiva para 36 horas. O setor produtivo é contra.

Hugo demonstrou simpatia pela ideia e disse a Lula que há apoio político para a aprovação da iniciativa ainda no primeiro semestre deste ano, antes do processo eleitoral.

A ideia do presidente da Casa Legislativa é começar a tramitação na última semana deste mês. O relator deve ser um nome de centro, para tentar diminuir a resistência junto à direita.

Lula quer fazer do fim da escala 6x1 uma de suas grandes apostas nas eleições deste ano, junto com o aumento dos direitos a entregadores e motoristas de aplicativos.

O governo petista tem tentado se reconectar com a classe trabalhadora, sobretudo a informal, que, nas eleições municipais de São Paulo, flertou com a direita.

O presidente criou até mesmo um núcleo no Palácio do Planalto para dialogar com os trabalhadores informais, na tentativa de aproximá-los da esquerda.