Segurança

Governador Paulo Dantas nomeia nova direção da Polícia Científica de Alagoas

Novos gestores reforçam compromisso com modernização e excelência pericial

Por 7Segundos com Ascom Polícia Científica 05/02/2026 17h05
Governador Paulo Dantas nomeia nova direção da Polícia Científica de Alagoas
Novo gestor destacou o caráter estratégico deste novo momento institucional - Foto: Ascom Polícia Científica

O governador Paulo Dantas publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (5) a nomeação da nova direção-geral da Polícia Científica do Estado de Alagoas. O perito médico-legista José Kleber da Rocha Farias Santana foi o escolhido para assumir o cargo de perito-geral.

Kleber Santana iniciou sua trajetória como médico-legista no Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, unidade que chegou a dirigir em 2012. Com um currículo robusto, que inclui diversos cursos de especialização, o novo perito-geral já integrou a Força Nacional e, mais recentemente, atuava no Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Com a experiência de quem também já administrou o IML de Maceió, o novo gestor destacou o caráter estratégico deste novo momento institucional. Segundo ele, a transição marca um período de renovação que visa consolidar o fortalecimento da perícia oficial em Alagoas.

“Assumo essa função reafirmando o compromisso com a excelência técnico-científica, com a modernização e com a qualidade dos serviços prestados à sociedade alagoana, além da valorização dos nossos servidores. A nova gestão pretende ampliar a eficiência dos processos periciais e de identificação civil, fortalecer a integração com os demais órgãos do sistema de Segurança Pública e Justiça, e avançar na adoção de novas metodologias e tecnologias aplicadas à perícia”, afirmou o novo perito-geral.

O médico-legista assume a vaga deixada pela perita criminal Rosana Coutinho, que estava à frente do órgão desde maio de 2024. Rosana encerra seu ciclo na direção, mas continuará contribuindo com a instituição no Laboratório de Genética Forense, unidade que ela ajudou a criar e que é sua área de especialidade.

Para a direção-geral adjunta, foi nomeado o perito criminal Charles Mariano Pedrosa de Almeida, que ocupava o cargo de Chefe Especial do Instituto de Criminalística de Maceió. Ele substitui o perito criminal Wellington Melo, que retorna às suas atividades no setor de informática do Instituto de Criminalística (IC).

Reconhecido pelo perfil técnico e pela experiência em gestão, Charles Mariano assume o posto de perito-geral adjunto com o compromisso de aplicar sua vivência acumulada para ampliar a eficiência institucional e contribuir para uma gestão integrada, planejada e orientada a resultados.

Dando continuidade às mudanças, o perito criminal Diozenio Monteiro, então chefe de perícias externas, será nomeado o novo Chefe Especial do Instituto de Criminalística de Maceió. A nova gestão já delineia ações prioritárias voltadas à modernização da estrutura e ao aperfeiçoamento contínuo dos serviços, em total consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas.