Política

Em Maceió, governadores do Nordeste enaltecem Lula e adotam tom anti-Bolsonaro

No evento, Paulo Dantas tomou posse como presidente do bloco que atua em prol do desenvolvimento regional

Por Felipe Ferreira 06/02/2026 11h11
Em Maceió, governadores do Nordeste enaltecem Lula e adotam tom anti-Bolsonaro
Governadores do Nordeste adotam tom pró-Lula durante reunião em Maceió - Foto: Divulgação

O tom adotado por governadores do Nordeste durante encontro do Consórcio que reúne os nove gestores da região foi um esquenta para as eleições de 2026. O tom adotado pelos governadores foi de endosso ao governo Lula e de críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Todos os governadores foram para a primeira reunião do ano do bloco com o discurso afiado sobre as inúmeras parcerias de Lula com o Nordeste.

Paulo Dantas, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste, também endossou sua aliança com o petista e garantiu que seguirão trabalhando juntos pela integração regional.

“Esse Nordeste potente, felizmente, tem um grande aliado: o presidente Lula. Lula sempre acreditou no Nordeste. Acreditou, investiu e transformou potencial em resultado. Conduzirei a presidência do Consórcio Nordeste em absoluta sintonia com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a defesa inegociável da democracia, o respeito às decisões do Poder Judiciário e o fortalecimento das instituições. Atuaremos em parceria permanente com o Congresso Nacional, dialogando de forma republicana com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre”, disse o governador em seu discurso.

A gestão de Bolsonaro à frente da Presidência da República foi alvo de críticas dos gestores que, em alguns momentos, trataram o ex-presidente como inimigo da região.

O tom adotado pelos governadores antecipa as disputas eleitorais de 2026, quando a maioria deve disputar a reeleição ou mesmo o Senado por seus respectivos estados.