Segurança

Tenente-coronel Josiene Lima é a nova superintendente do Ronda no Bairro

Primeira mulher à frente do programa, oficial sinaliza novo ciclo de fortalecimento da polícia de proximidade

Por 7Segundos com Ascom Seprev 11/02/2026 15h03
Tenente-coronel Josiene Lima é a nova superintendente do Ronda no Bairro
TC Josiene Lima, em conversa com o governador Paulo Dantas e o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória - Foto: Ascom Seprev

A tenente-coronel Josiene Lima é a nova superintendente do Programa Ronda no Bairro (PRB), vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A nomeação marca um momento histórico: desde a criação do programa, em janeiro de 2018, esta é a primeira vez que uma mulher assume o comando do Ronda no Bairro.

Josiene é a quarta superintendente e substitui o também tenente-coronel Fábio Melo, que esteve à frente da superintendência entre julho de 2024 e janeiro de 2026.

Ao assumir a nova função, a oficial destacou o simbolismo e a responsabilidade do cargo. “Assumir a Superintendência do Programa Ronda é motivo de honra e de profundo senso de responsabilidade. Minha trajetória na Polícia Militar sempre foi marcada por desafios e pela quebra de paradigmas”, afirmou.

Natural de Penedo, a tenente-coronel é formada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e possui especializações em Comunicação Empresarial, Gestão da Comunicação e Marketing Institucional e Comunicação Social e Coordenação Pedagógica.

Também é mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, título obtido no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Academia do Barro Branco, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Josiene Lima ingressou na Polícia Militar de Alagoas (PMAL) em 5 de março de 2001. Fez o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM) e foi declarada aspirante a oficial em dezembro de 2003.

Ao longo da carreira, acumulou experiências estratégicas e pioneiras, tornando-se a primeira mulher a comandar o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o 5º Batalhão da PM, além de ser a primeira militar combatente a integrar o alto comando da corporação.

A oficial também atuou como chefe do Núcleo de Relações Públicas e Ações Sociais da Assessoria de Comunicação da PMAL, comandante do Batalhão de Polícia Escolar, diretora da Divisão Técnica do Colégio da Polícia Militar, subcomandante e chefe da Seção Técnica de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, diretora da Divisão Técnica da APMSAM, chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral e integrante do cerimonial do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Segundo a nova superintendente, a experiência acumulada ao longo da carreira fortalece a missão de ampliar o alcance social do programa. “Todos os cursos realizados e todas as missões vivenciadas me prepararam para estar, hoje, à frente desta superintendência. Tenho a certeza de que a polícia de proximidade transforma realidades”, ressaltou.

Josiene Lima também enfatizou a importância das mulheres ocuparem funções estratégicas na segurança pública. “A presença feminina fortalece o diálogo, a escuta e a construção de vínculos, sem abrir mão da firmeza e da eficiência operacional. Estou pronta para esse desafio, com metas claras e compromisso absoluto de aproximar cada vez mais o Ronda no Bairro da sociedade, cumprindo, assim, as diretrizes estabelecidas pelo Governo de Alagoas, através da Seprev”, concluiu.

Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a nomeação representa um fato marcante na trajetória do programa. “Estamos escrevendo um novo capítulo na história do Ronda no Bairro. Nomeamos a primeira mulher como superintendente do programa — um marco que representa avanço, reconhecimento e fortalecimento da nossa política de proximidade. Essa conquista está em sintonia com a gestão do governador Paulo Dantas, que tem na valorização da liderança feminina uma marca clara, com maioria de mulheres no primeiro escalão do Governo de Alagoas”, destacou.