Batalhão de Polícia Ambiental flagra pesca predatória na Lagoa Manguaba
Durante a operação, os policiais localizaram três redes do tipo “candango”, equipamento de pesca proibido
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou mais uma ação de combate à pesca predatória, com foco na região da Lagoa Manguaba. O fato ocorreu na noite de segunda-feira (16) em ação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Após denúncias de prática ilegal na área, o Pelotão Aquático, com apoio do Serviço de Inteligência da unidade, efetuou patrulhamento embarcado. Por volta das 20h, a fiscalização ocorreu nas proximidades do Sítio Cumbe, no povoado Riacho Velho, além de pontos conhecidos nos povoados de Massagueira e Barra Nova.
Durante a operação, os policiais localizaram três redes do tipo “candango”, equipamento de pesca considerado proibido conforme a Portaria Ibama nº 001/2002. No momento da abordagem, nenhum responsável pelo material foi encontrado no local.
.jpg)
Aparentemente, a estrutura havia sido instalada recentemente. O comandante do BPA, tenente-coronel Silvio César, explicou que este tipo de crime representa um dano severo à vida e à pesca sustentável no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), comprometendo a reprodução das espécies e o equilíbrio do ecossistema da lagoa, além de prejudicar pescadores que atuam de forma regular.
“O tipo de rede, por ser de malha muito fina, retém seres de todo e qualquer tamanho. Por isso, alguns peixes vivos e crustáceos que estavam retidos foram soltos na hora. Diante da irregularidade, a rede foi apreendida e encaminhada à base do Pelotão Aquático, para serem adotadas as medidas cabíveis”, esclareceu o comandante.
Denúncias de crimes ambientais em Alagoas podem ser direcionadas por meio do 190, pelo Disque Denúncia 181, ou diretamente com o BPA, pelo número (82) 98833-5879.
Últimas notícias
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Crianças autistas seguem sem frequentar as aulas por falta de PAEs em escola bilíngue de Maceió
Filha do ‘mago das chapas’ lança pré-candidatura a deputada federal
Arraiás Comunitários agitam Arapiraca nesta quarta-feira (17); veja a programação
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
