Deputado propõe Título de Cidadã Honorária de Alagoas à pesquisadora Tatiana Sampaio
Projeto de Lei também requer a aprovação de uma Moção de Aplausos à pesquisadora
A Assembleia Legislativa de Alagoas recebeu, nesta quinta-feira (20), duas importantes iniciativas do deputado estadual Sílvio Camelo (PV) em reconhecimento à excelência científica brasileira. O parlamentar protocolou um Projeto de Lei concedendo o Título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas à pesquisadora Dra. Tatiana Sampaio, além de requerer a aprovação de uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados à ciência nacional e internacional.
No Projeto de Lei apresentado, o deputado destaca os “relevantes serviços científicos prestados ao povo alagoano, brasileiro e mundial”, reforçando o impacto das pesquisas desenvolvidas pela cientista. Já no requerimento da Moção de Aplausos, Sílvio Camelo ressalta a trajetória acadêmica da pesquisadora. Atualmente, Tatiana Sampaio chefia o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular no Instituto de Ciências Biomédicas, onde desenvolve estudos voltados à regeneração do sistema nervoso.
A homenagem se justifica pelos avanços da pesquisadora em pesquisas baseadas na laminina, proteína capaz de reorganizar tecidos neurais, que resultaram na criação da polilaminina, medicamento experimental aplicado diretamente na coluna vertebral e considerado promissor no tratamento de lesões medulares.
Ao propor o título e a moção, o deputado destacou a importância do reconhecimento: “A Dra. Tatiana honra o Brasil com uma pesquisa que salva vidas e devolve esperança a milhares de pessoas. Alagoas não poderia deixar de reconhecer esse trabalho extraordinário. Ao conceder o título de cidadã honorária e a moção de aplausos, estamos celebrando a ciência brasileira e mostrando que nosso Estado valoriza quem transforma conhecimento em esperança para a humanidade.”
Últimas notícias
Alagoas recebe mais de nove mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até cinco anos
Departamento Estadual de Aviação soma 619 vidas salvas em um ano e meio de atuação
Seduc abre inscrições para selecionar 200 estudantes na 4ª edição do Programa Daqui Pra o Mundo
Prefeito Marcelo Beltrão divulga data de pagamento do rateio do Prêmio Escola 10
[Vídeo] Suspeito de feminicídio a marteladas diz que agiu após ver vídeo de traição
Moradores denunciam piscina abandonada com possível foco do mosquito da dengue em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
