Fabio Costa afirma que aprovação do projeto antifacção endurece combate ao crime organizado
Deputado diz que nova lei aumenta penas, restringe benefícios e impõe regras mais rígidas a líderes de facções
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa afirmou que a aprovação do projeto antifacção pela Câmara dos Deputados representa um avanço no enfrentamento às organizações criminosas. O texto já havia sido aprovado no ano passado e encaminhado ao Senado, que sugeriu alterações. Algumas mudanças foram analisadas, mas a maior parte do conteúdo original foi mantida pela Câmara. Segundo o parlamentar, o projeto impõe um tratamento mais duro a facções e milícias que atuam com violência e intimidação.
A nova lei estabelece pena de 20 a 40 anos de reclusão para o crime classificado como “domínio social estruturado”, quando há controle de territórios por meio de violência ou grave ameaça. O favorecimento desse domínio poderá resultar em pena de 12 a 20 anos. O texto considera facção criminosa qualquer grupo de três ou mais pessoas que utilize coação, violência ou intimidação para impor poder paralelo ou atacar serviços e infraestruturas essenciais.
O projeto também proíbe benefícios como anistia, graça, indulto, fiança e liberdade condicional para condenados por esses crimes. Dependentes do preso não terão direito ao auxílio-reclusão quando ele estiver detido provisoriamente ou cumprindo pena pelos delitos previstos na nova lei. Além disso, lideranças e integrantes de núcleo de comando deverão cumprir pena em presídios federais de segurança máxima, quando houver indícios concretos dessa condição.
Para Fabio Costa, a tramitação reforça que o tema ganhou prioridade no Congresso diante da cobrança social por leis mais firmes. “Quem escolhe integrar ou comandar facção precisa saber que a lei será firme. Não podemos permitir que territórios sejam dominados pelo medo. O Estado precisa agir com autoridade para proteger as famílias brasileiras”, afirmou. Segundo o deputado, o projeto responde a uma expectativa de parte significativa da população que defende punições mais rigorosas para o crime organizado.
Últimas notícias
Ao lado de Arthur Lira, prefeita Eronita declara apoio a Flávio Bolsonaro
PM divulga balanço de ocorrências nas rodovias durante o feriado
Flávio visita Bolsonaro pela 1º vez após autorização de Moraes
Arapiraca abre Consulta Pública para usuários do transporte coletivo
Controladores de velocidade educativos são instalados na ciclovia da orla de Maceió
Brasileiro que luta pela Ucrânia grava momento em que ataque russo atinge prédio
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
