Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Ocorrência do BPA em Maribondo resultou na apreensão de arma e munições
Uma ação da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) flagrou um caso de extração irregular de minério e culminou também com a apreensão de uma arma de fogo. A ocorrência foi registrada durante a Operação Onda Verde, realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no município de Maribondo, na Zona da Mata alagoana.
No final da tarde de terça-feira (24), a equipe do BPA seguia com a fiscalização ambiental no povoado Mata Verde, no Sítio Poço Comprido, quando se deparou com um trator do tipo retroescavadeira. A máquina estava retirando piçarra (material de subsolo composto por silte, areia e cascalho usado na construção civil) junto a uma barreira. Havia também uma residência nas proximidades.
O morador foi abordado e informou que havia contratado, de forma terceirizada, o operador da máquina e o equipamento para retirar o material. O objetivo, segundo ele, era usá-lo para construir uma casa. Outra parte, conforme relato, seria doada para a construção de uma escola.
Quando perguntado, ele afirmou não possuir licença do órgão ambiental competente para a atividade de extração mineral. O responsável demonstrou nervosismo durante a fiscalização e, ao ser questionado sobre a existência de outros ilícitos no local, revelou possuir uma espingarda calibre 36, que teria herdado de seu irmão, já falecido.
Na averiguação, os policiais encontraram a arma e sete munições (sendo uma deflagrada e seis recarregadas).
O caso foi conduzido à Polícia Civil, na Delegacia Regional de Viçosa para a adoção das medidas cabíveis. No momento da apresentação, foi lavrado um Termo de Fiel Depositário, ficando o operador do trator responsável pela máquina, conforme determinação da autoridade policial plantonista.

Crime ambiental
A conduta de extração mineral sem autorização configura crime ambiental, conforme o artigo 55 da Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a devida permissão, licença ou concessão.
Denúncias
A população pode contribuir com ações de Segurança Pública. Denúncias de crimes ambientais em Alagoas podem ser direcionadas por meio do 190, pelo Disque Denúncia 181, ou diretamente com o BPA, pelo número (82) 98833-5879.
Últimas notícias
Ídolo do Chelsea, Terry vira lata de cerveja com cantor durante show
Biomédica resgata aves atropeladas em estacionamento de shopping
Feiticeira constrói estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo no Ceará
Carteiro posa com medalha da Copa do Mundo após fazer entrega a Cucurella
Homem é baleado durante tentativa de assalto no bairro do Jacintinho em Maceió
Condutor colide em árvore durante fuga da polícia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
