Governo de Alagoas acelera modernização do Cepa com 23 unidades entregues
Seduc promove o reordenamento do complexo educacional priorizando a dignidade estudantil e eliminando deslocamentos exaustivos
O Governo de Alagoas atinge, nesta semana, a marca histórica de 23 unidades do programa Escola do Coração entregues, com inaugurações em Carneiros, nesta quarta-feira (4) e Maragogi, na sexta-feira (6). O avanço do programa, que prevê entregar 57 escolas até dezembro de 2026, é também peça-chave para a modernização do Complexo Cepa, em Maceió, que passa por uma transição estratégica para se consolidar como polo de excelência técnica e integral.
A estratégia da Seduc é clara: levar a escola até o estudante. Com novas unidades no bairro do Benedito Bentes (entrega prevista para este mês de março) e na Cidade Universitária (nos próximos meses), o Estado garante ao aluno a possibilidade de estudar próximo ao lugar onde reside.

"O Cepa não está perdendo alunos; está ganhando eficiência. Não é justo que um jovem da Parte Alta perca três horas por dia em ônibus para chegar ao Farol. Estamos dando a esses jovens a dignidade de uma ‘Escola do Coração’ no seu próprio bairro, enquanto o Cepa se especializa no atendimento a quem vive na região central ou busca alta performance", afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, rebate as narrativas de crise no complexo.
Dados comprovam sucesso do Ensino Integral no Cepa
Os números oficiais desmentem a tese de esvaziamento com o advento do Novo Ensino Médio. No coração do complexo, que conta com nove unidades, a Escola Estadual Princesa Isabel registrou um crescimento de 14,4% nas matrículas, em relação a 2025, saltando de 387 para 443 alunos neste início de 2026.
A variação no número total de estudantes do complexo (de 2.566 para 2.420) é um reflexo esperado diante do esvaziamento demográfico de bairros vizinhos atingidos pelo desastre da Braskem. "O Cepa é um organismo vivo que se adapta à realidade da cidade. O que observamos na Escola Princesa Isabel é que o Ensino Integral mantém sua força de atratividade. A Seduc tem garantido suporte a todas as unidades para que superem os desafios de localização e continuem servindo com qualidade, sem sacrificar a rotina do estudante com deslocamentos exaustivos", reforça a secretária.

Investimento de R$ 500 milhões
Com 21 escolas já em operação, duas prestes a serem entregues e um cronograma acelerado para as próximas 34 unidades, o programa Escola do Coração representa o maior investimento em infraestrutura educacional da história de Alagoas. As unidades contam com 12 salas, laboratórios, ginásios e bibliotecas, com capacidade para atender até 1.800 alunos em três turnos.
Últimas notícias
Agente funerária diz que viu bebê se mexer dentro de saco após hospital constatar morte
Maritacas são pintadas como papagaios para valer mais no tráfico de animais no RJ
Quaest: Lula melhora no Sudeste; Flávio mantém vantagem entre evangélicos
Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026
Homem é preso por tentar incendiar sede da SMTT em São Miguel dos Campos
Corpo encontrado em estrada pode ser de empresário sequestrado em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
