Secult assina ordem de serviço para reforma do Cenarte e garante retorno das aulas
Investimento de R$ 3,9 milhões marca novo ciclo do Centro de Belas Artes; entrega está prevista para dezembro de 2026
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas deu início a uma nova etapa para o Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte). Nesta segunda-feira (2), a secretária Mellina Freitas assinou a ordem de serviço para a reforma do prédio, localizado na Rua Dr. Pedro Monteiro, no Centro de Maceió.
Interditado após a pandemia, o espaço teve suas atividades transferidas para o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e para o Complexo Cultural Teatro Deodoro, onde as aulas continuam sendo realizadas.
A obra, que será executada pela empresa vencedora da licitação, contará com investimento de R$ 3,9 milhões. A previsão de entrega é dezembro de 2026. Os recursos são oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Para Mellina Freitas, a assinatura representa um passo decisivo para a cultura alagoana. “O Cenarte é um espaço onde vidas são transformadas pela arte. Assinar essa ordem de serviço significa garantir que nossos alunos e professores terão uma estrutura adequada, segura e preparada para o futuro”, disse.
A secretária também citou o governador Paulo Dantas como peça central na viabilização da obra. “O governador tem conduzido um trabalho sério de valorização da cultura em Alagoas. Essa reforma só acontece porque existe uma gestão que entende a importância de investir em educação artística e preservar nossos equipamentos históricos”, destacou.
A Escola
Fundado em 16 de agosto de 1982, o Cenarte nasceu a partir da antiga Fundação Teatro Deodoro, idealizado por Bráulio Leite Júnior. Desde então, se tornou referência na formação em música, dança, teatro e artes plásticas.
O prédio atual, além de seu valor arquitetônico, carrega um legado importante, e já abrigou o primeiro Jardim da Infância e a Rádio Difusora, pioneira na radiodifusão alagoana.
A coordenadora do Cenarte, Ziza Vilhena, celebrou o início da obra. “Esse momento é aguardado por toda a comunidade escolar. O Cenarte nunca parou. Seguimos com aulas, projetos e apresentações. Agora, teremos a oportunidade de voltar para uma sede renovada, preparada para acolher ainda mais alunos”, falou.
Ano letivo de 2026
Nesta segunda-feira (2), mais de 600 estudantes retomaram as atividades do ano letivo de 2026, distribuídos entre o Museu da Imagem e do Som e o Complexo Cultural Teatro Deodoro.
Entre os cursos ofertados estão Teoria Musical, História da Arte Ocidental, História da Arte no Brasil, Canto, Violino, Violão, Cavaquinho, Pandeiro, Desenho, Flauta Doce, Instrumentos de Sopro, Expressão Corporal, Ballet, Teatro Infantil e Jazz.
Aluna de canto e teoria musical, Alerde Buarque falou sobre a expectativa com a reforma. “O Cenarte é onde eu aprendi a acreditar na minha voz. Saber que vamos voltar para um prédio revitalizado dá ainda mais vontade de continuar estudando e evoluindo”, disse.
Já Roseli Cardoso, aluna de pandeiro e canto, ressaltou a importância do espaço. “Aqui a gente aprende muito mais do que técnica. Aprendi disciplina, convivência e amor pela arte. A reforma representa um novo começo para todos nós”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Marina Candia valoriza tradição do rendendê e destaca riqueza cultural de Entremontes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
