Alunas são flagradas trocando socos e puxões de cabelo em escola estadual de Maceió
Confusão foi registrada por estudantes no Tabuleiro dos Martins
Uma briga entre duas estudantes foi registrada na tarde desta quarta-feira (11) na Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet, localizada no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió.
Imagens gravadas por outros alunos mostram o momento em que as duas meninas se agridem com puxões de cabelo, socos e chutes dentro da unidade de ensino.
Nos vídeos, é possível ver que, após alguns momentos de agressões, outros estudantes se aproximam e tentam separar a briga.
Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado a confusão entre as alunas.
Após ser procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que já foram adotadas medidas em relação ao caso. Segundo a pasta, as famílias das estudantes foram chamadas pela escola e uma das alunas foi transferida para outra unidade de ensino.
A secretaria também informou que a escola realizará uma reunião com os pais dos alunos para reforçar que episódios de violência são inaceitáveis e para fortalecer a parceria com as famílias na promoção da cultura de paz no ambiente escolar.
A Seduc afirmou ainda que repudia qualquer manifestação de violência nas escolas e destacou ações realizadas pela rede estadual para apoiar os estudantes, como o Programa Coração de Estudante, que oferece suporte em saúde mental e acompanhamento socioassistencial.
Leia a nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que já foram tomadas as medidas cabíveis relativas ao episódio de briga envolvendo duas estudantes da Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet, de Maceió. Após o conflito, as famílias de ambas as estudantes foram chamadas e uma das envolvidas foi transferida para outra unidade de ensino. Além disso, a escola fará uma reunião com pais de alunos para reforçar que episódios de violência como este são inaceitáveis e para fortalecer os laços com as famílias para que, junta, a comunidade escolar, atue na promoção da cultura de paz nas escolas.
A Seduc, por sua vez, afirma que repudia qualquer manifestação de violência no ambiente escolar e que, por meio do Programa Coração de Estudante, promove o bem-estar emocional e social dos estudantes da rede estadual, oferecendo suporte em saúde mental e socioassistencial do ensino fundamental ao médio e contribuindo diretamente para a melhoria do ambiente escolar e fomentando uma convivência harmoniosa.
Lançado em março de 2024, o programa é executado pelo Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico-Socioassistencial (NEAPSA) da Seduc, sendo composto por 80 psicólogos e assistentes sociais.
Além disso, em novembro de 2024, a Seduc lançou o Protocolo de Proteção e Resposta às Violências - Lei nº 14.811/2024 – cujo propósito é orientar o desenvolvimento de estratégias para a implementação de uma cultura de proteção e paz, voltada para o respeito aos direitos humanos, à inclusão e à equidade nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas.
Essa legislação federal se alinha a outras normativas já existentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e leis específicas que tratam da proteção contra o racismo, reafirmando o compromisso do Estado Brasileiro e, por conseguinte, do Estado de Alagoas, com a promoção de um ambiente escolar livre de qualquer forma de violência e discriminação.
Além disso, no âmbito da rede estadual, a secretaria, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM), Ministério Público Estadual (MPE-AL) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ -AL).
Últimas notícias
Polícia Militar prende suspeito com moto roubada dentro de residência em Satuba
Polícia Civil investiga dois achados de cadáver no Litoral Norte de Alagoas
CRAS de Igaci inicia atendimento voltado à população idosa com foco em qualidade de vida
Secretaria de Saúde ressalta importância da vacinação contra Influenza em Alagoas
Operação cumpre mandados e apreende drogas e arma em Santana do Ipanema
Gestores de Alagoas participam de imersão no Rio para aprimorar atenção básica
Vídeos e noticias mais lidas
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
