Semana Santa: Nutricionista orienta sobre consumo consciente de peixes e chocolates
Nutricionista Bruna Ventura, que atua na da Secretaria de Saúde de Maceió, destaca orientações importantes
Com a chegada da Semana Santa, a mesa dos brasileiros ganha novos sabores, com destaque para pescados, mariscos, preparações com coco e uma variedade de pratos típicos do mar. Além disso, a Páscoa também traz o tradicional chocolate, muito presente como forma de presentear, principalmente entre as crianças, que se encantam com o sabor do cacau.
Apesar da diversidade e do apelo cultural, o período exige atenção quanto ao consumo equilibrado dos alimentos. Avaliar aspectos como valor calórico, benefícios nutricionais e possíveis excessos é fundamental para manter a saúde em dia.
Para esclarecer dúvidas comuns, a nutricionista Bruna Ventura, que atua na da Secretaria de Saúde de Maceió, destaca orientações importantes sobre o tema:
Quais os cuidados nessa Semana Santa ao consumir pescados?
É importante observar a procedência e a conservação dos alimentos. Verificar se o peixe está fresco, mantê-lo refrigerado ou congelado adequadamente e evitar o consumo cru sem segurança são cuidados essenciais. Além disso, higienizar corretamente alimentos e utensílios e optar por preparações mais saudáveis, como grelhados, assados ou cozidos.
Quais os alimentos mais recomendados?
Alimentos com alto valor nutricional e menor potencial inflamatório são os mais indicados, como sardinha, atum e tilápia. Frutos do mar com preparo simples, além de legumes, verduras e saladas, também são boas escolhas. O azeite de oliva aparece como fonte de gordura saudável, assim como preparações com coco natural, desde que consumidas com moderação.
Quais os nutrientes mais consumidos nesse período?
Com o aumento da ingestão de pescados, há maior absorção de ômega-3, que possui ação anti-inflamatória e contribui para a saúde cardiovascular. Também se destacam proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, vitamina D e minerais como zinco, selênio e iodo, tornando o período nutricionalmente positivo quando há equilíbrio.
Existe limite para consumir os alimentos típicos?
Sim, mas ele varia de pessoa para pessoa, considerando fatores como objetivo, estado de saúde e nível de atividade física. De forma geral, a recomendação é evitar exageros, principalmente com frituras e doces. A orientação prática é clara: é possível comer de tudo, desde que com moderação.
O consumo exagerado pode causar quais impactos?
O excesso pode provocar desconfortos como problemas gastrointestinais, retenção de líquidos, aumento da glicemia, sobrecarga digestiva e até inflamação metabólica.
Sobre o ganho de peso, como funciona, é de forma rápida, nesse período?
O ganho de peso não ocorre de forma imediata. Ele está mais relacionado à repetição de hábitos ao longo do tempo, e não apenas a alguns dias de maior consumo.
Quais as principais recomendações para o feriadão no sentido nutricional?
A dica principal é manter o equilíbrio. Aproveitar os momentos em família também envolve a alimentação, mas sem exageros prolongados. Priorizar pratos leves, manter a hidratação, incluir verduras e optar por chocolates com maior teor de cacau, consumidos com moderação, são atitudes que contribuem para um período saudável.
A orientação reforça que alimentação saudável não significa restrição, mas sim consciência nas escolhas, permitindo aproveitar a Semana Santa com bem-estar e qualidade de vida.
Últimas notícias
Jovem é morto a tiros em via pública do bairro Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
