Dependência de frutas de fora do estado expõe atraso histórico em Alagoas, diz Francisco Sales
Atualmente, cerca de 80% das frutas consumidas no estado são importadas
Alagoas ainda depende majoritariamente da produção agrícola de outros estados para abastecer sua população — um cenário que, segundo o pré-candidato a deputado estadual Francisco Sales, revela falhas estruturais e ausência de planejamento no setor ao longo dos anos.
Atualmente, cerca de 80% das frutas consumidas no estado são importadas, principalmente do polo irrigado de Petrolina, referência nacional em produção agrícola. O contraste, de acordo com Sales, evidencia o potencial não explorado de Alagoas.
Sales faz uma comparação com o município pernambucano. “Petrolina só chegou onde está porque houve investimento, planejamento e decisão política lá atrás. Hoje, são mais de 100 mil empregos gerados no agro, com produção que abastece o Brasil e o mundo. E Alagoas? Onde está esse projeto?”, questionou.
Empresário do setor produtivo, Sales afirma conhecer de perto os desafios enfrentados por quem produz e empreende no estado. Para ele, a atual dependência de produtos vindos de fora não é uma condição natural, mas consequência direta de falta de políticas públicas eficazes.
O ex-vereador por Maceió frisou que a dependência de frutas vindas de outros estados não pode ser normalizada. “Onde é que está escrito que Alagoas tem que depender de fruta que vem de outro estado? Isso não é normal. Isso é resultado de anos de omissão, de falta de visão e de prioridade equivocada”, declarou.
O pré-candidato defende que a agricultura seja tratada como eixo estratégico de desenvolvimento, principalmente no interior do estado. Entre as propostas, ele aponta a necessidade de investimentos estruturantes, incentivo à produção local, assistência técnica e políticas permanentes voltadas ao setor.
“Não se trata de favor, nem de assistencialismo. O alagoano não quer benesse, quer oportunidade. E a agricultura é um caminho real para gerar emprego, renda e dignidade para milhares de famílias”, destacou.
Segundo Sales, Alagoas reúne condições naturais e mão de obra capazes de impulsionar o agronegócio, mas carece de decisão política para avançar. “Não podemos mais assistir passivamente enquanto outros estados crescem e nós ficamos para trás. Alagoas tem terra, tem gente trabalhadora e tem potencial. O que falta é decisão política para fazer acontecer”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
