Fapeal anuncia 500 bolsas para estudantes universitários
São 76 bolsas a mais para iniciação científica e 10 para iniciação tecnológica, distribuídas entre seis instituições
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou o regramento para a concessão de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica (Pibit) para os próximos 12 meses. Ao todo, serão concedidas 500 bolsas, sendo 435 de Pibic, distribuídas entre seis instituições, e 65 de Pibit, destinadas a cinco delas. O objetivo é apoiar a formação de estudantes de graduação envolvidos em projetos científicos e tecnológicos.
Todas as bolas terão vigência de 12 meses e serão financiadas integralmente com recursos do Governo de Alagoas, por meio do programa Mais Ciência, Mais Futuro. Serão contempladas a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), as universidades estaduais (Uncisal e Uneal), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro Universitário Cesmac.
O aumento nas cotas de iniciação científica foi distribuído da seguinte forma:
- Ufal: 195 bolsas (41 a mais)
- Uncisal: 80 bolsas (7 a mais)
- Uneal: 115 bolsas (20 a mais)
- O Cesmac permanece com 15 bolsas de iniciação científica, enquanto a Embrapa segue com cinco.
No caso do Cesmac, a instituição deverá observar critérios de inclusão social, destinando pelo menos 9 das 15 bolsas (60%) a estudantes oriundos da rede pública — incluindo escolas estaduais e o Ifal — ou com renda familiar em situação de vulnerabilidade.
Pela primeira vez, o Centro Universitário também receberá uma cota de bolsas de iniciação tecnológica, com 10 vagas. Nessa modalidade, a distribuição ficou assim: Uneal com 20 bolsas; Ufal e Ifal com 15 cada; e Uncisal com cinco.
A Fapeal é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
