Sales defende ampliação do atendimento a dependentes químicos em Alagoas
Pré-candidato visita clínica em Maceió e cobra mais recursos e unidades no estado
O pré-candidato a deputado estadual Francisco Sales (PSDB) realizou uma visita à Clínica Fé, um dos mais importantes centros de reabilitação e tratamento para dependentes de álcool e outras drogas, em Maceió. Durante a agenda, Sales conheceu de perto as instalações da unidade e o trabalho terapêutico desenvolvido com pacientes, referência no atendimento especializado no estado.
A visita foi marcada por diálogo com profissionais e responsáveis pela instituição, além da observação das práticas de acolhimento e recuperação oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Para Sales, iniciativas como essa são fundamentais diante da gravidade da dependência química, um problema que atravessa toda a sociedade e impacta diretamente milhares de famílias.
“A dependência química é um problema que atinge toda a sociedade, independentemente de renda, gênero, faixa etária ou grau de instrução. Infelizmente, ela não é seletiva, afeta a todos. E, muitas vezes, além do sofrimento, as famílias ainda enfrentam vergonha e preconceito. Essas pessoas, os dependentes químicos, não são vistas como adoecidas, como deveriam ser, e acabam não recebendo o suporte e o apoio necessário, sendo vítimas também de discriminação”, destacou.
Sales ressaltou que, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) preveja atendimento por meio dos Centros de Atenção Psicossocial — os CAPS, especialmente os CAPS AD (álcool e outras drogas) —, a estrutura ainda é insuficiente para atender à demanda crescente em todo o estado.
“O apoio estatal ainda é pouco diante da dimensão desse problema. Existem os CAPS, que são fundamentais, mas o número ainda é insuficiente. Por isso, clínicas como essa cumprem um papel essencial e precisam ser fortalecidas”, afirmou.
O pré-candidato também chamou atenção para a necessidade de ampliar a rede de atendimento em Alagoas, sobretudo fora da capital. Segundo ele, o acesso da população ainda é precário, especialmente no interior, onde a oferta de serviços especializados é limitada.
“É fundamental que haja mais clínicas, inclusive no interior do estado. Hoje, o acesso ainda é muito precário em várias regiões, e a quantidade de unidades que realizam um trabalho sério é insuficiente para atender quem precisa. Precisamos ampliar essa rede com responsabilidade e compromisso”, defendeu.
Sales reforçou que pretende transformar essa pauta em uma das bandeiras centrais de sua atuação no Legislativo estadual, levando o tema para o centro do debate público.
“Na Assembleia Legislativa, vou defender com firmeza a ampliação do atendimento aos dependentes químicos em todo o estado. Esse é um problema que precisa ser enfrentado de frente, com políticas públicas sérias, investimento e prioridade do poder público. Quero levar essa bandeira para a Assembleia e para o governo, atuando tanto no enfrentamento às drogas quanto no cuidado com quem caiu no vício, garantindo acolhimento e reabilitação para essas pessoas”, afirmou.
Sales destacou ainda que o fortalecimento do atendimento a dependentes químicos integra um conjunto mais amplo de propostas para a saúde, com foco na ampliação da assistência, no apoio às famílias e na construção de políticas públicas mais efetivas para enfrentar um dos maiores desafios sociais do país.
Últimas notícias
Davi Davino Filho destaca resultados da FUNBRASIL e construção do novo hospital no Benedito Bentes
Prefeitura de Maragogi recebe três tratores com implementos agrícolas
Acidente entre motocicleta e bicicleta deixa um morto próximo à BR-104
Barbearia é arrombada e furtada no bairro Cruz das Almas, em Maceió
Mulher morre após afogamento na Praia da Sereia, em Maceió
Prefeitura investe na formação de gestores para fortalecer a Saúde de Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
