Litoral e Zona da Mata entram em Estado de Atenção para chuvas nas próximas 24 horas
Tempo deve ficar mais instável e trazer bastante chuva a partir desta segunda-feira
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu, nesta segunda-feira (27), um aviso de Estado de Atenção para as regiões do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, e a Zona da Mata. O monitoramento meteorológico indica a possibilidade de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos em pontos isolados até a terça-feira (28).
A instabilidade é provocada pela atuação de cavados nos baixos níveis da atmosfera, que são áreas alongadas de baixa pressão que favorecem a formação de nuvens.
A principal preocupação técnica reside na ocorrência de chuvas de intensidade moderada e persistente. Esse cenário pode causar a elevação do nível de pequenos córregos e riachos, além de provocar alagamentos em áreas urbanas que possuem deficiência no sistema de escoamento de água. Caso as precipitações continuem sem interrupções, o risco para deslizamentos de terra em áreas de encosta aumenta consideravelmente.
Até o presente momento, a Semarh informa que não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado, que seguem sob acompanhamento contínuo. A equipe técnica permanece monitorando as condições atmosféricas e ressalta que novas atualizações podem ser enviadas a qualquer momento. Se houver um aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, a secretaria poderá elevar o nível do aviso para um alerta meteorológico.
Últimas notícias
Estudantes protagonizam debate sobre a Constituição na Câmara de Maceió
Lula e Flávio Bolsonaro voltam a empatar no segundo turno, aponta pesquisa Quaest
Dez instituições são habilitadas para ampliar atendimento pelo SUS em Maceió
'Energia sozinha não resolve': Renato defende indústria e mais empregos
Motociclista que atropelou médica na Av. Fernandes Lima diz que não tinha CNH
SSP diz que operação em Marechal Deodoro não teve relação com morte de jogador
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
