Hemoal divulga os horários de funcionamento das unidades no Feriadão do Trabalhador
Em Arapiraca ou Maceió, o órgão funcionará para receber doações sanguíneas e liberar hemocomponentes
Durante o Feriadão do Trabalhador, as Unidades de Arapiraca e Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial. Com isso, os voluntários que desejarem doar sangue nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), devem observar a programação elaborada.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, que funciona na rua Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa, vai abrir para doação de sangue nesta sexta-feira (1º), no horário das 7h às 18h. No sábado (2), o posto de coleta de sangue também estará funcionando das 7h às 18h.
Já em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), abre para doação de sangue nesta sexta-feira (1º) e fecha no sábado (2). A Unidade Via Expressa, situada no bairro Cidade Universitária, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também abre na sexta-feira (1º), das 7h às 18h, assim como no sábado (2).
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que, nos três dias do Feriadão do Dia do Trabalhador, as unidades funcionarão em escala de plantão para examinar, processar e liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais da Rede Estadual Pública de Saúde. "E os pacientes hematológicos que necessitarem de atendimento emergencial também contarão com equipe de plantão para prestar assistência", informa a gestora.
Quem pode doar sangue
Verônica Guedes ressalta que, além de boa saúde, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e estar portando um documento oficial e original com foto. Também é necessário, segundo ela, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
"Mas os candidatos à doação de sangue não podem ser acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos para doar sangue. É importante destacar que o voluntário não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue", esclarece.
A diretora do Hemoal também recomenda que o voluntário compareça ao posto de coleta bem alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos. "No caso do candidato à doação de sangue que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, há impedimento de doar sangue pelo período de um ano", enfatiza.
Quanto aos menores de idade, se faz necessário comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original com foto. Mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.
Veja também
Últimas notícias
JHC falta a debate e Renan defende novos investimentos durante sabatina
Cabo Bebeto alerta eleitores contra discurso de 'já está eleito': “Não caia nessa conversa! Eleição se ganha no dia”
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 85 milhões neste domingo
Creche esclarece que ameaça de pai teve origem após conflito familiar em Palmeira dos Índios
Morre Mestre Geraldo José, Patrimônio Vivo de Alagoas
Rafael Brito leva Minha Casa Minha Vida e mais investimentos para São José da Tapera
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
