Equoterapia: Cibele Moura cobra renovação de contrato e alerta para impactos negativos
Segundo a parlamentar, cerca de 200 pessoas estão sem atendimento há aproximadamente um ano
Durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa de Alagoas, em Maceió, a deputada estadual Cibele Moura fez um apelo ao Governo do Estado para que avance o processo de renovação do contrato de um centro de equoterapia que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos com autismo e outras comorbidades em Alagoas.
Segundo a parlamentar, cerca de 200 pessoas estão sem atendimento há aproximadamente um ano por entraves burocráticos relacionados à renovação contratual junto à Secretaria de Estado da Saúde. O centro realiza terapias assistidas por cavalos, método utilizado no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social de pacientes com diferentes necessidades.
Cibele destacou que o serviço funciona há mais de 25 anos e se tornou referência no tratamento de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no estado. “Essas famílias estão sofrendo novamente porque já tinham visto que era possível ter qualidade de vida melhor através desse tratamento. Hoje, essas pessoas estão sem atendimento por problemas burocráticos, e isso precisa ser resolvido com urgência”, afirmou a deputada.
A parlamentar relatou ainda histórias de pacientes que apresentaram avanços significativos durante o período em que realizavam a terapia. Entre os casos mencionados, Cibele citou o de uma jovem de 21 anos que havia reduzido episódios de agressividade e automutilação após iniciar o tratamento, mas que voltou a apresentar regressões após a interrupção das sessões.
“Conheci jovens que estão regredindo muito sem essa terapia. Uma menina que antes se beliscava e agredia a própria mãe diariamente teve melhora com o tratamento, e agora, sem o acompanhamento, tudo isso está voltando”, disse.
Durante a fala, a deputada afirmou acreditar que o governador Paulo Dantas ainda não tem conhecimento detalhado da situação e defendeu uma solução rápida para retomada dos atendimentos.
Cibele Moura informou, ainda, que irá protocolar uma indicação formal ao Governo de Alagoas solicitando celeridade no processo de renovação do contrato, garantindo que os pacientes possam retornar às terapias o quanto antes.
Em apartes, os deputados Gilvan Barros e Rose Davino destacaram a importância do serviço e reiteraram o pleito de Cibele Moura.
“Meu apelo é para que o Governo do Estado empregue esforços para firmar esse contrato o mais rápido possível e colocar essas pessoas de volta ao tratamento”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude e garante mandato de vereadora em Arapiraca
Ronaldo Lessa e Célia Rocha disputam por vaga de vice de JHC
Artesãs de Maceió ampliam conhecimentos durante Fenearte
Bezerro invade estação no Rio de Janeiro e assusta passageiros
Educação política passa a integrar currículo escolar brasileiro
Médico explica como 'bolada' pode ter relação com morte de adolescente
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
