Maio Amarelo: Equatorial alerta condutores após registrar mais de 2,4 mil colisões contra postes em AL
No levantamento da concessionária, Maceió aparece como a cidade com maior número de ocorrências, com 158 registros entre 2024 e 2026
A Equatorial Alagoas informou que registrou 2.412 ocorrências de colisões contra postes e estruturas da rede elétrica entre 2024 e abril de 2026 em Alagoas. Os dados foram divulgados nesta semana durante a campanha Maio Amarelo, voltada à conscientização sobre segurança no trânsito.
Segundo a distribuidora, os acidentes envolveram veículos de passeio e de grande porte em diferentes regiões do estado. Em 2024, foram contabilizados 1.020 casos. Em 2025, o número subiu para 1.097 ocorrências. Já entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 295 acidentes.
No levantamento da concessionária, Maceió aparece como a cidade com maior número de ocorrências, com 158 registros entre 2024 e 2026. Em seguida está Arapiraca, com 87 casos.
De acordo com a empresa, além dos riscos de acidentes graves e choque elétrico, as colisões podem provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica por várias horas, afetando residências e serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, delegacias e farmácias.
O gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Alagoas, Hugo Tabosa, afirmou que muitos acidentes poderiam ser evitados com maior atenção e respeito às leis de trânsito. Segundo ele, colisões envolvendo a rede elétrica aumentam os riscos devido à possibilidade de rompimento de cabos e descargas elétricas.
A distribuidora orienta que, em casos de acidentes envolvendo postes ou rede elétrica, a população acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193, principalmente quando houver vítimas. A empresa também deve ser comunicada pelo telefone 0800 082 0196 para atuação das equipes técnicas.
Em situações de incêndio, a orientação é que a saída do veículo seja feita com os dois pés juntos e que a pessoa se afaste arrastando os pés, sem levantá-los do chão, por pelo menos três metros. A recomendação é evitar contato com objetos ou pessoas que estejam em contato com a rede elétrica.
Segundo a Equatorial, o custo mínimo para reposição de postes e reparos na rede pode ultrapassar R$ 4 mil, dependendo dos danos causados.
Como parte das ações do Maio Amarelo, a distribuidora realizará no próximo dia 15 uma palestra para colaboradores, com participação de representantes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, para discutir os impactos dos acidentes de trânsito e medidas de prevenção.
Últimas notícias
Ong Missão Pets realiza bazar beneficente no pátio da Paróquia Cristo Redentor em Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
'Guiana brasileira' volta a viralizar após estreia de Portugal na Copa
Cibele Moura amplia base política e anuncia aliança com Ivana Toledo, em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
