Política

Trump chama Lula de "presidente dinâmico" e diz que reunião foi muito boa

Presidente dos Estados Unidos afirmou discussão abordou comércio e tarifas; novos encontros entre representantes dos dois países foram agendados

Por CNN Brasil 07/05/2026 17h05
Trump chama Lula de 'presidente dinâmico' e diz que reunião foi muito boa
Lula e Trump durante encontro nesta quinta na Casa Branca - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (7) foi "muito boa" e que discutiram comércio e tarifas.

"Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico Presidente do Brasil. Discutimos diversos temas, incluindo comércio e, especificamente, tarifas. A reunião foi muito boa", disse o norte-americano nas redes sociais.

"Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário", disse o americano nas redes sociais", concluiu.

Lula chegou à Casa Branca às 12h21, no horário de Brasília. Ele foi recebido por Trump, que o cumprimentou com um aperto de mão. O petista deixou o local após cerca de três horas.

Os líderes também participaram de um almoço de trabalho.

Havia a expectativa de que os presidentes pudessem falar no Salão Oval logo ao início do encontro, mas todas as agendas foram fechadas para a imprensa. Segundo apuração de Mariana Janjácomo, correspondente da CNN Brasil, o cronograma foi alterado a pedido do lado brasileiro.

Veja quem participou da reunião na Casa Branca

Além dos presidentes, autoridades dos dois países participaram da reunião na Casa Branca:

Estavam presentes os ministros brasileiros:


Mauro Vieira, das Relações Exteriores;
Wellington Lima e Silva, da Justiça e Segurança;
Dario Durigan, da Fazenda;
Márcio Elias Rosa, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
Alexandre Silveira, de Minas e Energia.

Já do lado dos EUA, a reunião contou com:


JD Vance, vice-presidente;
Scott Bessent, secretário do Tesouro;
Howard Lutnick, secretário do Comércio;
Susie Wiles, chefe de Gabinete;
Jamieson Greer, representante comercial.