Alvo de críticas, Pilili conquista “geração TikTok” e ganha carinho dos jovens
Nova mascote do TSE para as eleições de 2026, Pilili conquistou a simpatia dos jovens e virou inclusive parente do amado Zé Gotinha
Enquanto usuários do X, antigo Twitter, reagiram com memes e críticas à criação da Pilili, nova mascote do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a personagem caiu nas graças do TikTok e virou queridinha entre os jovens.
A iniciativa de homenagear os 30 anos da urna eletrônica com uma personagem rendeu elogios entre os internautas da geração Z – que cresceram com as campanhas de vacinação lideradas pelo amado Zé Gotinha, do Ministério da Saúde.
Confira:
Carinho pela Pilili rendeu até parentesco com o Zé Gotinha. Reprodução/Redes Sociais






Alvo de memes e críticas
Se a Pilili tinha como objetivo popularizar as eleições entre o público mais jovem, com os mais velhos, o resultado observado seguiu o caminho oposto.
As críticas entre os não entusiastas vão desde o nome do mascote, que faz referência ao som da urna eletrônica ao final do processo de votação, até a necessidade de gastar recursos públicos para “infantilizar um assunto sério que irá definir o futuro do país”.
Veja:
Entre os mais velhos, criação da Pilili foi alvo de críticas. Reprodução/Redes Sociais







Pilili e os 30 anos da urna eletrônica
Apresentada aos eleitores brasileiros na última segunda-feira (4/5), a Pilili, além de servir de mascote para as eleições de 2026, marca os 30 anos da implementação da urna eletrônica nas votações em todo o país.
Responsável por computar os mais de 156 milhões de votos registrados no país, a urna eletrônica substituiu as cédulas de papel e reduziu drasticamente o tempo de apuração, transformando o Brasil em referência mundial em votação informatizada.
Últimas notícias
Ricardo mantém fidelidade ao grupo político e reafirma em quem vai votar
Técnico vai fazer serviço de internet e tem materiais de trabalho furtados em Arapiraca
[Vídeo] Arapiraca voltará a ter maternidade pública com novo Hospital da Mulher
Motociclista embriagado cai quando transportava três filhas em Maceió
Homem é preso com quase dez quilos de maconha e rádios comunicadores em Maceió
Justiça manda soltar PTK, influenciador acusado de ser o braço político do CV em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
